Pátria - Conceito, o que é, Significado

PatriaA pátria é geralmente o lugar de nascimento de uma pessoa. Este conceito é sinônimo de nação, embora a pátria tenha um componente emocional, a nação é um termo mais oficial e administrativo.

O conceito de pátria está presente na cultura e na mentalidade dos indivíduos. Por este motivo, faz sentido uma breve análise sobre alguns aspectos que incorporam esse termo.

Habitualmente as pessoas têm um sentimento de posse em relação ao país que nasceram. Este sentimento é o patriotismo, uma vez que a pessoa possui um vínculo emocional com a história, com os símbolos e as tradições do seu país. Este conceito está dentro de uma tendência geral. Se esse sentimento for muito intenso e exagerado pode ocasionar certo fanatismo (típico em posturas ultranacionalistas).

Há instituições que tem como objetivo preservar os interesses nacionais e defender a pátria. O exército é o estamento responsável por manter a segurança máxima da nação diante de qualquer ameaça interna ou externa. Sua função está baseada fundamentalmente no conceito de pátria. Devem-se levar em conta que ao longo da história foram sempre utilizados valores de exaltação nacional. Porém existem outros conceitos em que o significado de pátria se faz presente: nos confrontos esportivos entre países, em atos institucionais ou em algumas comemorações.

A ideia de pátria possui valor simbólico significativo, representa o conjunto de vínculos afetivos e culturais dos seus habitantes, assim como um elemento de união.

Há algumas particularidades em relação à noção de pátria. Costuma-se dizer terra natal para mencionar o lugar exato de nascimento e não ao país de origem em si. A pátria de adoção se refere ao lugar em que um cidadão mora ou morou por certo tempo embora não tenha nascido no local. Se uma pessoa não tem uma nação do ponto de vista legal pode ser considerada sem pátria.

Alguns pensadores acreditam que a noção de pátria como ideal é uma fonte de conflitos e se trata de um conceito inadequado em um mundo globalizado. Existem abordagens que captam os elementos patrióticos para definir a identidade de um coletivo. Inclusive há opções que consideram a liberdade como única pátria.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: