Conceito » História » Idolatria

Idolatria - Conceito, o que é, Significado

Um ídolo é aquela imagem, representação ou pessoa que é adorada como se fosse tratada como uma divindade. Portanto, o conceito idolatria pode ser entendido no contexto da religião ou mesmo fora dela.

Em seu sentido religioso

Na Bíblia há muitas referências a este conceito e normalmente apresenta uma conotação negativa. Nos textos sagrados a idolatria é entendida como a veneração de falsos ídolos. Assim, quando os homens se afastam do Deus verdadeiro e honram qualquer outra figura, o cristianismo compreende como um desvio do autêntico amor a Deus. Na Bíblia se afirma que não se pode idolatrar outra figura que não seja Deus.

A história do bezerro de outro durante o êxodo do povo israelita, exemplifica a condenação a qualquer outra forma de culto que não seja destinado a Deus.

Além do contexto religioso

Embora a idolatria tivesse sua origem nas religiões abraâmicas, este conceito se transferiu a outras dimensões não religiosas. No campo político, certos lideres se tornaram autênticos ídolos de massas ou salvadores da pátria.

Este fenômeno se encaixa com figuras como Perón, Napoleão, Mao, Stalin, entre outros. Com estes personagens, houve um claro fenômeno de idolatria: foram seguidos por grandes massas como se não fosse um ser humano qualquer, além disso, foram atribuídos qualidades e dons fora do normal. No contexto artístico ou cultural também se repete o mesmo padrão, uma vez que grandes artistas ou esportistas se tornaram ídolos de massas e foram reverenciados por suas qualidades extraordinárias.

Na linguagem não religiosa a idolatria é denominada mitomania e também tem uma conotação negativa, pois torna a pessoa como se fosse um a mais do rebanho a seguir o personagem idolatrado.

A idolatria do ponto de vista da psicologia

Um animal sagrado, uma imagem venerada ou um personagem admirado possuem o mesmo mecanismo mental: o ser humano precisa de um ser superior para guiar suas ações e projetar suas aspirações, desta maneira encontra abrigo nos deuses, nas pessoas ou nos animais projetando um ideal de perfeição para ser o seu guia ou referência vital.

Imagem: Fotolia. jorisvo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: