Xenofobia - Conceito, o que é, Significado

XenofobiaA palavra xenofobia significa literalmente rejeição ou medo de estrangeiro. Como todos sabemos a fobia é uma forma de temor que pode ser manifestada através de diversas maneiras, por exemplo, fobia de voar, de espaços abertos, de altura, entre outras aversões.

A xenofobia como mecanismo de exclusão social

Historicamente a figura do estrangeiro sempre foi avaliada de forma negativa, por exemplo, na civilizada Atenas Antiga, as pessoas que vinham de fora eram consideradas cidadãos de segunda. O forasteiro é visto com receio, pois não conhecidos pelos moradores do lugar e nem mesmo sabem suas intenções. Algo parecido aconteceu com a chegada dos primeiros viajantes a um local pouco visitado. Em alguns países com tradição turística a chegada desses visitantes causava certa recusa inicial (traziam dinheiro, mas seus costumes eram preocupantes). Esta forma pouco acolhedora para com os estrangeiros é vista como uma expressão moderada de xenofobia. Entretanto, a xenofobia pode adquirir características mais extremas, tais como a violência com os estrangeiros, as atitudes hostis, assim como a perseguição.

Na atualidade a ideia de xenofobia está associada a posturas intransigentes e extremistas. De qualquer forma, odiar uma pessoa por ser de outro lugar (tanto no passado como no presente) coloca em destaque uma questão: o estrangeiro pode ser valorizado socialmente como um perigo. Em todo lugar que existem comportamentos xenófobos costuma haver problemas, assim, quando se exclui um estrangeiro no trabalho, conscientemente ou não, acaba evitando possíveis competições no ambiente.

O perigo de certas ideias

Há pessoas que consideram sua cultura, raça, religião e costumes, de certa forma, como melhores ou superiores ao resto da humanidade. Se este tipo de ideia enraíza em uma sociedade é lógico que aparecem atitudes xenofóbicas. Do ponto de vista psicológico é difícil colocar-se no lugar de um xenófobo, mas pode-se prever que seja uma pessoa repleta de preconceitos morais e com ideias de intolerância.

Alguns acontecimentos históricos afirmam que as ideias xenofóbicas são perigosas e uma fonte de conflitos. Devido a isso, algumas constituições nacionais estabelecem certos princípios para combater a xenofobia.

Imagem: iStock, SashaFoxWalters

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: