Conterrâneo - Conceito, o que é, Significado

Dois ou mais pessoas são conterrâneas quando são do mesmo local de procedência. Neste sentido, conterrâneo é aquele indivíduo que compartilha a nacionalidade do outro.

Este termo pode ser usado de várias maneiras: para pessoas do mesmo país, cidade ou região. De qualquer forma, o que importa é a coincidência geográfica.

Em nossa linguagem empregamos alguns sinônimos, como compatriota, paisano ou concidadão. Conterrâneo é uma palavra culta que na linguagem cotidiana é utilizada com pouca frequência.

Algumas conotações do termo

Vamos imaginar que duas pessoas do mesmo lugar se encontram casualmente em um país estrangeiro. É bem provável que haja uma conexão entre os dois, uma vez que ambos compartilham a mesma língua, assim como tradições e até mesmo algumas experiências pessoais semelhantes.

Entre dois conterrâneos existem vínculos emocionais estreitos, já que ambos compartilham todo tipo de experiência relacionado ao seu lugar de origem. No entanto, se essas mesmas pessoas fossem do mesmo país, mas não da mesma região, provavelmente seus laços seriam bem diferentes. Neste sentido, a "pátria" de um indivíduo (que pode ser o seu município de origem) forma um panorama geral sobre a vida.

Em geral, os seres humanos se identificam com aqueles que consideramos "os nossos" e a terra de origem é, sem dúvida, o elemento de união que nos permite conectar com outras pessoas.

Entre dois conterrâneos há evidentes laços, mas em certas ocasiões o mesmo lugar de origem não implica necessariamente numa relação estreitamente afetiva

Um madrileno do bairro popular de Vallecas e outro do bairro de Moraleja são compatriotas, mas do ponto de vista psicológico é bem provável que não se considerem da mesma cidade.

Diante das conotações sentimentais do termo conterrâneo, a palavra estrangeiro tem sido empregada tradicionalmente de forma depreciativa. No estrangeiro é valorizada como algo estranho, que fala uma língua rara e de costumes diferentes dos nacionais. Deve-se destacar que a palavra "bárbaro" vem de barbaroi, que em latim significa estrangeiro.

O prefixo co provém do latim cum e significa união ou companhia

Conterrâneo é aquele que compartilha a mesma terra com outra pessoa. O prefixo co é usado de forma semelhante para criar outros termos que transmitem a ideia de união, como cooficial, cooperação, coordenar, coautor ou coreligioso.

Imagem: Fotolia. Claudia Paulussen

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: