Opinião Pública - Conceito, o que é, Significado

Opiniao-PublicaO termo opinião pública se refere a um conjunto de considerações próprias da população. Geralmente, esta expressão se refere às opiniões generalizadas sobre política, economia e todos os assuntos de interesse público que se apresentam em uma determinada comunidade. A opinião pública é estudada principalmente na área da política como um meio de conhecer as tendências do eleitorado. Em boa parte, ela é refletida nos meios de comunicação, embora haja pesquisas constantes para conhecê-la. Dada a importância adquirida na tomada de decisões de um país, não se deve estranhar a manipulação fraudulenta realizada nas pesquisas.

Dentro da sociedade existe um debate constante sobre as principais questões de seu desenvolvimento. Esta circunstância não é nova e pode ser rastreada desde a Grécia Antiga, onde era comum o debate de temas relevantes por parte dos cidadãos. No caso atual, estes debates estão longe de ser centralizados e podem ser registrados em uma infinidade de situações. Assim, uma série de opiniões vai solidificando e tornando-se comum. A este respeito, a imprensa tem um papel importante para as opiniões, mas que de certa forma podem ser dirigidas. A opinião pública se desenvolve da mesma forma que um acervo de conhecimentos em assuntos que são importantes para os moradores de uma sociedade.

Em certas ocasiões, dada a sua importância, a opinião tenta ser dirigida. Assim, por exemplo, nos regimes totalitários, existem certas posturas e opiniões que são perseguidas de forma sistemática e por onde se evita sua publicação. Neste contexto, o objetivo é que algumas ideias sobre o funcionamento da sociedade não circule para evitar que outros possam adotar. Seguindo o mesmo critério, o que se pretende é circular algumas ideias específicas, geralmente complacentes no que se diz respeito à ordem das coisas. No entanto, esta tentativa tem demonstrado ser ineficiente em longo prazo, mas que com o tempo, as opiniões generalizadas são filtradas, especialmente se os resultados não condizem com a realidade.

Como citado acima, dada a importância que a opinião pública exerce sobre as decisões de um determinado grupo, existe a sondagem frequente dos pesquisadores contratados pelos partidos políticos. Na verdade, estes resultados e conhecimentos servem para chamar a atenção dos eleitores e assim ganhar votos.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: