Conceito » Educação » Escola Pública e Escola Privada

Escola Pública e Escola Privada - Conceito, o que é, Significado

Vamos começar explicando a escola pública. Primeiramente o que nos vem à mente é o conceito de serviço público de maneira automática. Assim, a escola pública é um serviço público da mesma forma que é oferecido ao Estado gratuitamente e de caráter universal (para todas as crianças em idade escolar). A gratuidade deste serviço é possível graças aos impostos arrecadados pelo Estado e de apoio aos serviços da comunidade.

A maioria dos estados oferece esta oportunidade para que qualquer criança tenha acesso à escola e está relacionado a um princípio básico de muitos estados: a igualdade de oportunidades. Isto significa que toda criança de qualquer classe social de uma região do país tenha as mesmas oportunidades de um futuro próspero que outra criança de diferente situação.

As escolas são abordadas de diferentes maneiras como se faz, por exemplo, nos EUA e na Europa

No entanto, a maioria das escolas públicas têm características comuns, tais como ensinar os valores de uma nação: liberdade, igualdade e fraternidade.

Devido a sua condição de serviço público, estas escolas devem oferecer um ensino diretamente estipulado pelo Estado, desta maneira, os estados criam planos de ensino ou leis de educação, das quais todas as escolas públicas devem seguir as normas pré-estabelecidas.

Escola privada

Em contraste às escolas públicas estão as escolas privadas. Estas escolas não fazem parte dos serviços públicos do estado e se tornam parte de uma educação fornecida por uma entidade privada com fins lucrativos.

Diferentemente das escolas públicas, as escolas particulares não são gratuitas pelo simples fato de que o principal objetivo de uma empresa é ganhar dinheiro

As escolas privadas não têm um caráter universal, uma vez que certos grupos não querem a escola pública por não representar valores específicos. A empresa privada conta com o direito de transmitir valores religiosos, militares, elitistas, entre outros.

Embora as escolas privadas possam escolher de alguma maneira o tipo de ensino a ser transmitir a seus alunos, o estado estipula alguns padrões de educação de qualidade para que a escola privada obedeça. Por exemplo, no final do ano escolar, todos os alunos sem distinção entre escola privada ou pública passam por uma prova que lhes permite entrar ou não na faculdade, por isso é preciso que as escolas privadas respeitem certas regras comuns à escola pública.

Imagem: Fotolia. dizain

Relacionados:

  1. Escola
  2. Esporte na Idade Escolar
  3. Educação Especial
  4. Matrícula
  5. Educação Infantil
  6. Inclusão
  7. Propriedade Privada-Pública
  8. Párvulo
  9. Igualdade de Oportunidades
  10. Administração Pública