Mercado - Conceito, o que é, Significado

mercadoO termo mercado se refere à área onde são realizadas transações econômicas, isto é, uma troca de bens e serviços entre particulares, empresas ou outro tipo de organização. A existência do mercado é de grande importância no desenvolvimento da economia, da sociedade e das instituições, além de ser a principal atividade econômica do homem. Na verdade, um indivíduo sozinho é incapaz de cobrir com suas necessidades, por isso interage com os outros a fim de compartilhar o que tem em abundancia por aquilo que carece.

A economia clássica se distingue entre dois tipos de circunstâncias para os mercados: os perfeitamente competitivos e os imperfeitamente. Os mercados perfeitamente competitivos são aqueles em que o número de ofertas torna impossível que apenas uma delas tenha interferência no preço dos bens e serviços comercializados, não é preciso dizer que esta circunstância é ideal neste ponto de vista. Por outro lado, um mercado imperfeitamente competitivo é aquele em que existem oligopólios ou número reduzido de bens e serviços. Neste caso, são formadores de preço por não ter nenhuma concorrência.

Joseph Schumpeter foi quem teve uma visão interessante sobre a existência de muitos ou poucos vendedores em um determinado mercado de bens e serviços. Segundo este economista, uma situação de poucos fornecedores de bens e serviços não deve ser entendida como uma anomalia ou situação perniciosa. Muito pelo contrario, seria uma situação natural que faz avançar o sistema econômico. Na verdade, as empresas produzem inovações para ter uma posição vantajosa em relação às outras concorrentes, fazendo com que seu bem ou serviço seja único e com isso aumente sua renda. Estas inovações devem ser entendidas como verdadeiras revoluções técnicas que podem mudar a sociedade na medida em que reduzem consideravelmente os custos ou geram algum tipo de beneficio extraordinário. Com o tempo, a concorrência consegue ter acesso a esta tecnologia ou inovação e passa a competir novamente.

Na atualidade, os estudos sobre o funcionamento do mercado continuam vigentes, embora a economia seja uma ciência inexata, existem sempre diversas leituras possíveis.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: