Crédito - Conceito, o que é, Significado

O termo crédito provém do verbo latim “crédere” que significa crer ou confiar. A palavra crédito tem vários significados. Por um lado, é o reconhecimento que se tem em relação ao cumprimento de suas responsabilidades, pode-se dizer que é uma pessoa com grande crédito pessoal ou alguém digno de crédito. A ideia de confiança própria deste conceito é aplicada em outro sentido da palavra: ao de econômico. Assim, o crédito é uma transação econômica realizada entre duas pessoas. Uma das partes envolvidas concede a outra um recurso (normalmente dinheiro) com a promessa de devolver o mesmo após determinado período. A devolução deste recurso vem acompanhada de um benefício adicional, ou seja, de juros.

Algumas variantes do conceito crédito

Antigamente a atividade comercial era baseada na troca, ou seja, numa permuta de bens. Quando um indivíduo troca quatro maçãs por quatro laranjas com outra pessoa significa que houve uma permuta, no entanto, se estas laranjas foram fruto de uma má colheita a troca pelas maçãs não poderá ser justa, assim, neste caso, podem-se deixar mais maçãs do que laranjas com a certeza de que as últimas serão devolvidas após uma melhor colheita (neste caso há um crédito baseado na confiança de cumprir uma promessa no futuro).

O fiado é outro sistema de crédito, uma vez que o dono do negócio decide dar um crédito a um cliente (o cliente compra aquilo que deseja durante um tempo e o dono do estabelecimento anota tudo para poder cobrá-lo depois). Novamente, o negociante dá outro crédito ao seu cliente por confiar no seu pagamento posterior.

O crédito através do uso de cartões é outra de suas variantes. Uma instituição bancária oferece um cartão a um cliente com o propósito de que o mesmo compre produtos sem a necessidade de usar dinheiro em espécie. Os bancos facilitam este serviço em troca da devolução do dinheiro e da determinação de um valor de juros.

O crédito pessoal é mais generalizado, o mesmo é concedido pelo banco a um indivíduo que deseja enfrentar algum projeto, tais como mobiliar a casa, comprar um veículo ou pagar os estudos do filho

Para ter acesso ao crédito é necessário cumprir uma série de requisitos básicos (o principal é a garantia de pagamento do dinheiro emprestado). Um aspecto fundamental em concessão de um crédito é o tipo de juros que deverá ser pago.

Como nem sempre é fácil cumprir com os requisitos exigidos por uma entidade bancária, algumas pessoas solicitam os chamados créditos rápidos para obter liquidez e fazer frente a alguma necessidade.

A ideia de crédito apresenta várias opções: os microcréditos para pequenos projetos, os créditos online, os que têm garantia do estado, os créditos hipotecários, os destinados especialmente às empresas, entre outros. Assim mesmo, há uma série de alternativas de créditos: o empréstimo entre particulares, a emissão de bônus e o financiamento de projetos através do sistema crowfunding.

Imagem: iStock, AnnaTamila

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: