Conceito » Comunicação » Texto Narrativo

Texto Narrativo - Conceito, o que é, Significado

O conceito texto narrativo equivale a outro, o gênero narrativo. Por ele se entende a descrição de passagens descritivas ou dialogadas, das quais contam as vivências de certos personagens em determinado espaço e tempo. O texto narrativo pode ser literário mesmo às vezes aparecendo em notícias de imprensa ou outros formatos.

A figura do narrador

Para que haja um texto narrativo deve haver necessariamente um narrador que conte uma história. Existem diferentes tipos de narradores. Emprega-se o recurso do narrador em terceira pessoa quando o mesmo se encontra alheio aos acontecimentos da história que conta. Um relato pode ser apresentado através de um narrador onisciente, que é aquele que conhece toda a realidade descrita (os pensamentos e sentimentos dos personagens).

O narrador limitado conta algo como se fosse uma câmera de cinema, ou seja, observa o que acontece, mas não entra nos pensamentos ou sentimentos dos personagens. Há também histórias narradas em primeira pessoa, na qual o próprio narrador conta algo através de sua experiência pessoal. Outra opção possível consiste em que o narrador seja um personagem secundário da história, neste caso se fala de um narrador testemunha.

Não há uma narração sem personagens, das quais nem sempre são pessoas, pois pode tratar-se de um objeto animado ou um animal

De qualquer forma, os personagens são classificados em três grupos: protagonistas, antagonistas e secundários. O protagonista é o principal personagem da história e o leitor segue o curso dos acontecimentos através dele.

O antagonista costuma ser um personagem que simboliza as dificuldades encontradas pelo protagonista e, normalmente, se trata de um arquétipo oposto ao protagonista.

Como seu próprio nome indica, os personagens secundários têm um papel pouco relevante na história.

Em relação aos personagens, deve-se indicar que alguns mantêm as mesmas características ao longo da narrativa, já outros evoluem durante o relato.

O tempo na narração

Em uma história é possível contar fatos que se referem a situações temporárias bem diferentes, desde o que acontece em uma hora até o que ocorre durante cem anos ou mais. Por este motivo, o narrador tem a opção de acelerar o ritmo da narrativa ou então retardá-la.

Quando se recorre ao diálogo, coincide-se entre os personagens, o tempo da narrativa e o tempo da realidade. Em certas ocasiões ocorrem saltos no tempo, como o flashback ou a recapitulação.

Imagem: Fotolia. contrastwerkstatt

Relacionados:

  1. Tipos de Narrador
  2. Pessoa Gramatical
  3. Texto Expositivo
  4. Texto Argumentativo
  5. Dramaturgia
  6. Crônica
  7. Conto Fantástico
  8. Vinheta
  9. Analepse
  10. Literário