Conceito de Cinema

CinemaChamamos de cinema ou cinematografia à tecnologia que reproduz fotogramas de forma rápida e sucessiva criando a chamada "ilusão de movimento", ou seja, a percepção visual de assistir imagens que se movem. Também se diz cinema ao prédio ou sala onde são projetados os filmes.

O termo tem a mesma raiz grega que outras palavras como cinética, cinesiologia e outras que se relacionam com o movimento.

No ano de 1995 o cinema cumpriu cem anos. Em 28 de dezembro de 1895 os irmãos Lumiere projetaram o primeiro filme que reproduzia a saída dos operários de uma fábrica francesa em Lyon. Desde então, o cinema atravessou diferentes períodos, desde a época muda até o inicio do cinema sonoro, do cinema não narrativo até o de gêneros, e assim por diante. Esta evolução reconhece certas metas específicas que representaram verdadeiras mudanças históricas, sem dúvidas, a primeira delas foi a introdução do som, especialmente das vozes humanas e da música, sem esquecer os efeitos sonoros. O segundo impacto consistiu na possibilidade de introduzir cor e abandonar o estilo tradicional de projeção em preto e branco. Finalmente, o surgimento de tecnologias digitais foi o terceiro golpe de efeito na história do cinema, que permitiu a geração de imagens surpreendentes no contexto de uma alteração significativa nos custos.

Hoje o cinema desenvolveu uma vasta teoria que o relaciona com outras artes como a literatura, a pintura e a fotografia. Assim, é considerado como "a sétima arte". Assim mesmo, o alcance do cinema excedeu de forma superlativa seu propósito puramente artístico, e é na verdade, tanto uma ferramenta para a propagação da ciência ou da cultura como uma indústria que gera muitos empregos. De fato, a realização cinematográfica exige uma equipe técnica constituída por uma unidade de produção, direção, fotografia, roteiro, montagem, direção de arte e muitas outras. Esta realidade reflete na atividade febril e reconhecida de Hollywood nos Estados Unidos, como também em países cuja produção internacional é menos conhecida, mas que geram uma produção anual de filmes, como ocorre na Índia, Hong Kong, Nigéria, entre outros exemplos.

Referencia autoral

Publicado em abr., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/cinema/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato