Conceito » Comunicação » Texto Expositivo

Texto Expositivo - Conceito, o que é, Significado

Quando se escreve são produzidos textos de diferentes modalidades. O texto expositivo é uma das opções possíveis. Consiste em uma escritura na qual o principal objetivo é informar o leitor ou difundir seus conhecimentos sobre determinado tema.

Tipos de textos expositivos

Existem duas variantes: os textos de divulgação e os especializados. Os primeiros são aqueles em que o tema tratado se dirige a toda população, como um artigo de história em uma revista escolar, os conteúdos de Wikipedia ou até mesmo os artigos que compõem este site. Os textos especializados são direcionados para um tipo de leitor que já tem algum conhecimento prévio, por exemplo, um artigo de história em uma publicação universitária, uma tese doutoral ou um relatório pericial.

De qualquer forma, todo texto expositivo apresenta uma série de características comuns:

1) parte de uma abordagem objetiva, de tal forma que o autor não expressa suas opiniões pessoais, mas se limita a informar com rigor sobre determinado assunto;

2) geralmente estes textos são escritos no presente;

3) emprega-se uma terminologia clara e precisa evitando ambiguidades;

4) a estrutura mais comum consiste em uma apresentação do tema, seguido de um desenvolvimento e finalmente uma conclusão.

Em resumo, o texto expositivo é aquele que transmite informação e, portanto, comunica um conhecimento de maneira objetiva.

Outros tipos de textos

Além dos textos expositivos, existem outros três grupos: os narrativos, os descritivos e os argumentativos.

Os textos narrativos contam uma história de maneira encadeada. Neles aparecem os personagens e uma descrição do espaço e do tempo. Além disso, há um tipo de narrador, normalmente na primeira pessoa ou um narrador onisciente.

Os textos descritivos têm como função principal detalhar ou descrever algo, por exemplo, um personagem ou uma situação. Este tipo de texto foca em uma só ideia: como é algo ou alguém. Alguns destes textos tendem à objetividade enquanto que outros estão baseados em uma descrição mais subjetiva (neste último caso, trata-se de um texto literário).

Como seu próprio nome indica, os textos argumentativos estão baseados na defesa de um argumento ou tese. Em resumo, estes textos trazem explicações e dados para apoiar a tese defendida. Obviamente, seu propósito é convencer o leitor sobre determinada ideia.

Imagem: Fotolia. auremar

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: