Conceito » Comunicação » Texto Poético

Texto Poético - Conceito, o que é, Significado

No mundo da criação literária encontramos textos de diferentes naturezas. Existem contos, fábulas, romances, ensaios, poemas ou lendas, entre outros tipos de textos.

As principais características dos textos poéticos

A leitura de um poema oferece uma ampla gama de possibilidades. Assim, o texto poético costuma ter uma característica única: expressa sentimentos dirigidos para comover o leitor. Sua forma gráfica se apresenta em versos acompanhados de espaços em branco. Por outro lado, as palavras incorporam certa musicalidade e um sentido do ritmo implícito.

As linhas que configuram um poema são conhecidas como versos, onde um verso pode ser formado por uma oração ou então por uma palavra isolada. Às vezes as linhas são agrupadas e quando isso acontece formam estrofes e de acordo com a quantidade de estrofes que as compõem são classificadas de uma forma ou outra. Este tipo de texto apresenta rima e ritmo determinado, onde um poeta joga com o som e ao mesmo tempo com o significado das palavras.

Para escrever algum tipo de poema (vamos pensar em um soneto ou uma copla), os poetas utilizam recursos expressivos como personificação, metáfora, símil, antítese, hipérbole, entre outros.

Entendendo o que é a poesia

Podemos definir a poesia como um diálogo entre o poeta e o leitor através de um uso estético da linguagem. O fenômeno poético não utiliza as palavras no seu sentido coloquial, mas sim na sua dimensão mais profunda. Ao ler "o dia se destrói quando é jogado ao mar" estamos diante de um verso que nos diz algo de uma maneira diferente do habitual (esta frase pode ser entendida apenas no contexto de um texto poético, pois fora dele perderia o sentido).

A poesia se afasta do discurso corrente porque busca a construção de uma imagem visual, que normalmente costuma ser a metáfora de algo distinto. Assim, o uso de uma linguagem poética altera as regras da linguagem comum.

A poesia transmite informação em três planos diferenciados:

1) diz algo sobre um sujeito, o poeta;

2) expressa algo sobre a própria linguagem;

3) transmite uma ligação única entre o poeta e linguagem. Paralelamente, o leitor estabelece um diálogo íntimo entre as palavras do poema e sua própria individualidade.

Imagem: Fotolia. jemastock

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: