No gênero narrativo são contados fatos fictícios. Este tipo de texto é composto geralmente por romances ou contos, mas também por lendas, fábulas, epopeias, entre outros. De qualquer forma, os acontecimentos apresentados são relatados por um narrador. Deve-se destacar que não se deve confundir a figura do narrador com o autor do texto.
Neste sentido, os autores criam a figura de um emissor fictício que conta os acontecimentos e é propriamente o narrador do texto.
– Se o narrador faz parte da história que se conta ou diretamente intervém no curso dos acontecimentos, trata-se de um narrador homodiegético (homo significa igual e diegético vem do grego diegese, que significa história). Este tipo de narrador pode apresentar variantes. Em certas ocasiões é o protagonista da história, mas também pode ser uma simples testemunha ou então um personagem secundário.
– Se é um narrador protagonista, normalmente conta sua própria história em primeira pessoa.
– O narrador testemunha adota um papel de mero espectador que observa o curso dos acontecimentos e muitas vezes conta a história em primeira pessoa.
– O narrador personagem não é o centro da ação relatada, mas faz parte dela.
– Se o narrador não tem nenhuma relação com a história e conta os acontecimentos que vê de fora, trata-se de um narrador heterodiegético. Esta figura narrativa conta os fatos normalmente na terceira pessoa gramatical. Existem dois tipos de narrador heterodiegéticos: o onisciente e o de conhecimento relativo ou objetivo dos fatos.
O primeiro é alguém que sabe absolutamente tudo o que acontece na história narrada, inclusive os pensamentos e as emoções dos personagens. O segundo narrador descreve as ações específicas e não comunica os pensamentos ou sentimentos dos personagens.
– A figura do narrador na segunda pessoa gramatical é a menos comum. Quem conta a história se dirige a um interlocutor, por exemplo, ao leitor. Este recurso narrativo é usado frequentemente em blogs ou então no gênero epistolar.
Independentemente dos tipos de narrador, a figura do narrador de uma história se torna um personagem a mais. O autor de um romance inventa um contador da história que se torna um autor fictício da própria novela. Embora o leitor não perceba isso diretamente, ele se comunica com o narrador que conta a história.
Imagem: Fotolia. robu_s
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2017). Conceito de Tipos de Narrador. Em https://conceitos.com/tipos-narrador/. São Paulo, Brasil.