Parágrafo - Conceito, o que é, Significado

ParagrafoO parágrafo significa uma parte do texto separada das demais e que se caracteriza por desenvolver sua própria ideia.

A separação de um texto em parágrafos garante uma ordem ao leitor e facilita sua compreensão

O estabelecimento de parágrafos é uma prática comum a todo tipo de discurso, seja ele científico, literário, jornalístico, etc.

Do ponto de vista formal, os parágrafos podem ser distinguidos em três tipos:

- O primeiro se chama parágrafo espanhol, caracterizado por um recuo no começo da oração inicial e que sem dúvida é o seu recurso mais apreciado.

- O segundo se chama parágrafo alemão, caracterizado pela ausência de recuos, apenas se diferencia por causa de um espaço que o separa do resto do texto.

- E por último, o chamado parágrafo francês, que possui um recuo em todas as suas linhas exceto na primeira; pode ser encontrado para listar itens predominantemente em dicionários, bibliografias, etc.

Em relação ao tempo, o parágrafo pode ser definido como uma pausa mais longa que se refere à evolução de um discurso

Isto é válido ressaltar, porque a escrita representa as peculiaridades da oralidade em muitos aspectos. Portanto é importante que a separação em parágrafos não seja arbitrária, mas que obedeça as próprias razões da ideia exposta.

Claro que, não existe uma regra fixa e definitiva no que se diz respeito em como deve ser a separação em parágrafos de um texto qualquer, mas que em geral sejam utilizados critérios semânticos para realizar a tarefa em questão.

Um texto qualquer tem geralmente uma intenção expositiva

Para isso ele desenvolve ideias e conceitos que visam uma conclusão ou um desenlace. Cada parágrafo feito isoladamente é uma unidade de sentido que expõe um pensamento principal e é rodeado de aspectos secundários. Assim, cada parágrafo deve ter em seu interior um pequeno desenvolvimento sobre algum tema.

Por outro lado, um parágrafo deve manter relação com o resto do texto. É por isso que alguns parágrafos devem ter conectores que remetem a parágrafos passados ou futuros, isto é, devem evidenciar uma perspectiva e uma retrospectiva que garantam a coesão do discurso. Neste sentido, um texto que revela deficiências oferece dificuldades em sua compreensão.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: