Conclusão - Conceito, o que é, Significado

ConclusaoConclusão significa a obtenção do resultado final de algo. É o último elemento de um processo prévio que para alcançá-lo é preciso compreender uma série de etapas anteriores.

A lógica e a matemática apresentam uma série de problemas que se manifestam através de premissas e incógnitas que são resolvidas de maneira definitiva em uma conclusão. Quando pensamos na ideia de uma fórmula, devemos saber que ela só tem sentido se os elementos que a formam podem atingir um resultado final.

Os enigmas e as adivinhações são resolvidos através de uma informação definitiva. Trata-se de acertar qual é a conclusão escondida. Algo similar ocorre com as cruzadinhas, quebra-cabeças e sudokus. Estas atividades funcionam como um desafio intelectual que só pode ser superado através de sua resolução completa.

A atividade científica consiste em estabelecer um método, aplicá-lo em uma série de dados e concluir com uma afirmação definitiva apresentada como regra geral. Não existe ciência sem conclusões, pois seria como um processo inacabado. Isto não significa que os resultados obtidos sejam aceitos por toda a comunidade científica. Existem também várias propostas de conclusão que se rivalizam entre si. São teorias diferentes, aceitas por uns e recusadas por outros.

No gênero literário da novela também existe uma ideia similar à conclusão: o desenlace. Uma trama apresenta uma série de acontecimentos que pretendem despertar o interesse do leitor, aquele que lê um livro até o final para conhecer o resultado da narrativa.

O conceito de conclusão não significa necessariamente que seja algo absolutamente seguro, pois é possível que tenha um caráter provisório. Por este motivo, é relativamente comum revisar algumas conclusões que já não são válidas por algum motivo ou porque se pretende encontrar outras mais satisfatórias.

Quando falamos, expressamos ideias, argumentos e dados. E tudo isso pode levar a algum tipo de conclusão. É a síntese de uma informação global. Na realidade, quando falamos ou discutimos existe a pretensão de chegar a um acordo.

Na política, existem posições contraditórias e diferentes critérios analisados com a intenção de adotar uma resolução que acabe com o debate. Esta resolução envolve a escolha de uma postura que chegue a uma determinada conclusão.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: