Conceito » Comunicação » Artigo

Artigo - Conceito, o que é, Significado

Na teoria linguística, o artigo é definido como uma parte da oração que acompanha o substantivo e serve para expressar o número, o gênero e a função gramatical.

Na língua portuguesa há duas classes de artigos: os definidos, aqueles que são usados para identificar o substantivo; e os indefinidos, quando nos referimos a um substantivo impossível de identificar. Os artigos definidos são: o, a, os, as; enquanto que os indefinidos são: um, uma, uns, umas.

Os artigos em outras línguas

Como todo mundo sabe cada língua apresenta uma série de particularidades gramaticais que a distingue das demais. Destas características únicas não se livram nem os artigos. Em espanhol os artigos são divididos em determinados e indeterminados, o que equivale aos definidos e indefinidos, no entanto, embora possa parecer comum em outros idiomas não acontece da mesma forma.

Por incrível e surpreendente que possa parecer, o mais comum na maioria das línguas é o não uso de artigos, ou seja, ausência total de artigos

Mas há casos de idiomas que existe apenas a presença do artigo definido. Este último caso acontece com a língua árabe e a hebraica, são idiomas na qual existe apenas a figura do artigo definido e não do indefinido.

Um caso particular pode ser o da Macedônia, onde o artigo definido adota até três formas diferentes de acordo com a posição dos objetos (objetos próximos, distantes ou que não especificam o objeto). Este não é o único caso que parece estranho, a língua seri usada pelos índios do norte do México apresenta o artigo definido com mais formas do que a macedônica. Esta língua atinge a incrível quantidade de mais de 10 artigos diferentes em função da posição dos objetos e dos seus movimentos.

Por outro lado, é possível encontrar línguas com outras categorias de artigos a mais do que os definidos e indefinidos e que não existem no português.

Por exemplo, no caso de outro idioma de origem latim (o romano), podemos encontrar a presença do artigo genitivo, usado para assinalar a posse ou a existência de uma relação. Enquanto que na língua francesa, além dos artigos definidos e indefinidos, há também os artigos partitivos, usados para acompanhar substantivos incontáveis.

Enfim, como pode ser comprovada, a gramática varia muito de uma língua para outra e apresenta uma série de particularidades enriquecedoras.

Imagem: iStock. shironosov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: