Conceito » Educação » Substantivo

Substantivo - Conceito, o que é, Significado

O substantivo possibilita identificar coisas, tais como uma pessoa, um animal ou um elemento sem vida, assim como pensamentos e espaços físicos, por este motivo diversas classificações são expressas de acordo com o que se pretende.

Gramática: classe de palavras que são o sujeito de uma oração e identificam pessoas, objetos e animais

O uso mais comum desta palavra se encontra no campo da Gramática e se refere à classe de palavras que pode ser o sujeito dentro de uma oração e que permite identificar ou denominar uma pessoa, objeto, animal, entre outros. Compreende uma categoria dentro da gramática que serve para designar todo tipo de sujeito ou objeto.

O substantivo é também conhecido como nome, pois esta é uma de suas funções primordiais: nomear diversos tipos de seres. Há um variado universo de substantivos que será detalhado em seguida com sua correspondente função.

Classificação dos substantivos

Próprios e comuns

Os substantivos próprios são aqueles utilizados na hora de denominar de modo concreto uma pessoa ou objeto. Maria, Europa e Itália são substantivos próprios. Uma de suas principais características é ser escrito com letra inicial maiúscula. Não observar esta regra significa a incursão em um erro ortográfico.

Outra classe são os substantivos comuns, usados para chamar de maneira geral toda pessoa, objeto ou animal. Cachorro, homem, casa e computador são alguns exemplos destes substantivos. Normalmente são utilizados para designar tudo o que está relacionado ao cotidiano. Os substantivos comuns tratam os objetos e pessoas que dispõem de características compartidas por outros, ou seja, há uma questão de vínculo.

A principal diferença em relação aos substantivos próprios é que estes últimos denominam algo único e não comum. Maria é um substantivo próprio porque é única, no entanto, o gato se trata de um substantivo comum que designa um tipo de mamífero doméstico com certas características. Assim, quando falamos da gata Mora se fala de uma gata em particular e única.

Abstratos e Concretos

Os substantivos abstratos são aqueles que respondem a ideais ou sentimentos. Nossos sentidos não podem ser percebidos, este é o caso da alegria, da paixão, do ódio, da felicidade, entre outros. Já os substantivos concretos são o oposto desta situação por serem perceptíveis, como no caso de mesa, cadeira, folha de papel, etc.

Contáveis e não contáveis

Os substantivos contáveis são aqueles plausíveis de ser enumerados: três cadeiras, quatro mesas, seis lápis, enquanto que os não contáveis não podem ser enumerados de maneira alguma.

Individuais e Coletivos

Esta é uma classe que denomina um ser em particular e outra que incluem respectivamente outros de uma mesma classe. Assim, o cachorro é um substantivo individual por ser especial, já a matilha é um substantivo coletivo porque denomina todos os cachorros.

Derivados e Primitivos

Os primeiros são aqueles derivados de outra palavra, por exemplo, a palavra “churrascaria” deriva de “churrasco”. Por outro lado, os primitivos não derivam de nenhuma outra palavra, por exemplo, o vocábulo “aula”.

Em outra interpretação, apreciamos o termo como ferramenta para distinguir algo que possui existência real, independente e individual.

Quando se quer dar conta que algo apresenta existência real, independente e individual, costuma-se dizer que é um substantivo.

Importância de algo ou alguém

Ainda mais, se a intenção é referir-se à essência ou à tamanha importância de algo ou alguém se usa a palavra substantivo. Por exemplo, as novas descobertas da investigação foram substantivos para avançar na busca e aproximar-se do culpado.

Imagem: Fotolia. Serhiy Kobyakov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: