Conceito » Aprender » Numeral Adjetivo

Numeral Adjetivo - Conceito, o que é, Significado

Quando nos comunicamos, temos a necessidade de transmitir informação de caráter quantitativo. Para isso recorremos a uma modalidade de adjetivos, os numerais. Estes são divididos em cinco subgrupos diferenciados: os cardinais, ordinais, proporcionais, partitivos e distributivos. Como qualquer outro adjetivo, têm a função de acompanhar o substantivo.

O substantivo por si só não comunica uma informação completa, pois precisa de algum tipo de concreção específica.

Uma breve trajetória pelos diversos numerais adjetivos

Os numerais cardinais são aqueles usados para contar e mencionar quantidades concretas e completas. Desta maneira, dizemos que temos "dois problemas" ou que "compramos quatro livros”.

As palavras ambos ou ambas também pertencem a esta categoria e servem para especificar algo sobre duas pessoas ou elementos (ambas as casas são caras ou ambos os profissionais trabalham conosco).

Os numerais ordinais servem para indicar a ordem ou a posição relacionada a algo. Dizemos que "o terceiro corredor é o favorito" ou "o quinto volume é o mais interessante".

Os números proporcionais indicam o número de vezes que contêm uma quantidade determinada. “Ganho o dobro que ela” ou “Consegui economizar o triplo que o ano passado”.

Os numerais partitivos indicam em quantas partes se divide uma unidade (tenho a metade do bolo ou um terço da população é menor de idade).

Os numerais distributivos são usados em poucas ocasiões e com eles se referência a uma coisa que corresponda à outra. Ao dizer "os dois vieram com armas nas mãos", estamos afirmando que cada uma das pessoas tinha uma arma.

Recapitulando

Os diversos numerais adjetivos proporcionam informações que podem ser quantificadas em algum sentido. Assim, podemos saber o número de algo, sua posição, em quantas partes se divide ou quantas vezes se multiplica.

Outros adjetivos

Além dos numerais, existem outras categorias de adjetivos:

- demonstrativos (este, esse, aquele),

- qualificativos (bom, bonito ou barato),

- possessivos (meu, teu, seu),

- indefinidos (alguns, muitos, bastante),

- exclamativos (quantos, quantas),

- relacionais (são aqueles que expressam uma relação direta de algo em relação à outra coisa, por exemplo, "foi um encontro muito familiar"),

- interrogativos (aqueles que acompanham um substantivo como uma pergunta, por exemplo, que ou qual).

Imagens Fotolia: ismotionprem

Relacionados:

  1. Adjetivação
  2. Sintagma
  3. Artigo
  4. Morfossintaxe
  5. Inclinação
  6. Flexão (Linguística)
  7. Substantivo
  8. Comunicado de Imprensa
  9. Intercepção
  10. Arbitrário