Universo - Conceito, o que é, Significado

UniversoÉ chamado de universo a um conceito da física que reúne a totalidade do espaço e de tempo, como também de todas as formas possíveis de energia e matéria. Esta descrição também engloba as leis que regulam o comportamento destes fenômenos. O universo pode adquirir diversas conotações segundo o contexto, mas sempre explica a totalidade em questão.

Embora seja difícil estabelecer um número preciso, várias considerações tendem a cifrar a idade do universo entre 13.700 e 13.800 milhões de anos, enquanto que sua extensão atinge os 93.000 milhões de anos luz. O inicio do universo aconteceu quando toda sua matéria e energia começaram a expandir-se a partir do momento que passou a concentrar uma densidade infinita. Na atualidade, várias observações astronômicas parecem confirmar que o universo continua em expansão.

Pode parecer contraditório que o universo tenha alcançado uma distância semelhante neste período de tempo, à medida que supera a velocidade da luz. No entanto, vale destacar que a restrição para viajar acima da velocidade da luz se refere ao movimento no espaço. O mesmo espaço pode estender-se tranquilamente acima da velocidade da luz, assim, por exemplo, duas galáxias podem distanciar-se entre si a uma velocidade superior a velocidade da luz, caso o mesmo espaço se dilate entra elas.

Estas observações precedentes estão contidas na teoria do Big Bang. Segundo ela, o universo teve sua origem devido a uma explosão dessa densidade infinita. Esta conclusão foi recusada por muitos cientistas no inicio, mas à medida que as observações astronômicas respaldaram suas premissas, a comunidade cientifica se viu inclinada a aceitar. Na atualidade, a polêmica parece focar-se mais no destino que terá o universo.

O universo está formado por galáxias quando é considerado em grande escala. As galáxias são conjuntos de estrelas agrupadas que podem ser observadas em um telescópio como forma de iluminação. Vistas da Terra, as galáxias mais próximas formam a chamada “Via Láctea”, enquanto as mais extensas formam as chamadas galáxias exteriores. As galáxias podem conter desde milhões até bilhões de estrelas. Apesar das observações provisórias, considera-se que o universo está formado aproximadamente por cem milhões de galáxias. No entanto, são sempre corrigidas por novos dados coletados.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: