Conceito » Educação » Adjetivação

Adjetivação - Conceito, o que é, Significado

No campo da gramática se fala de adjetivação para referir aos adjetivos substantivados. Por outro lado, a palavra adjetivação é empregada para referir-se ao estilo literário de cada escritor em relação ao uso do adjetivo na história.

Os adjetivos substantivados

Os substantivos ou nomes têm gênero e número. Normalmente o adjetivo acompanha o substantivo para modificá-lo, por outro lado, o adjetivo e o substantivo devem concordar em gênero e em número. O processo de adjetivação ocorre quando o adjetivo toma o lugar de um substantivo.

Na frase "Aquele homem jovem ganhou a partida", o adjetivo jovem se torna um substantivo e atua como um núcleo da oração por acompanhar a palavra homem. Na frase "Os azuis são os melhores jogadores", a palavra azuis não é empregada como um adjetivo, mas sim como um substantivo.

Um adjetivo pode ser transformado em um substantivo quando acompanhado por um determinante. Por outro lado, um adjetivo se torna um substantivo quando sabemos o objeto que queremos dizer. Assim, na frase "Eu gosto mais da amarela", o adjetivo amarela se refere a algo que tem esta cor e que na realidade é um substantivo.

A adjetivação na literatura

O escritor precisa recorrer ao adjetivo para qualificar a realidade que descreve. Os adjetivos qualificativos expressam qualidades e trazem um valor significativo para a narrativa. Existem romancistas que utilizam uma adjetivação exuberante, enquanto que outros empregam o adjetivo de forma mais precisa.

Na poesia existe uma figura de linguagem baseada na adjetivação. Esta figura é o epíteto e consiste em usar de maneira desnecessária um adjetivo. Assim, a noite escura, as águas azuis, a neve branca são alguns exemplos ilustrativos.

A adjetivação é considerada uma figura retórica por si só

Consiste em incorporar vários adjetivos para acompanhar um substantivo. Assim, na frase "O atleta é ágil, forte, rápido e energético" todos os adjetivos empregados qualificam um substantivo. Este recurso retórico é usado especialmente na linguagem poética.

Na linguagem jornalística a adjetivação deve ser moderada e precisa, já que o objetivo da informação é explicar o que acontece de forma objetiva e para isso o adjetivo deve ser empregado com moderação.

Em suma, o uso correto da adjetivação enriquece um texto, enquanto que o seu abuso cria uma distorção da mensagem.

Imagem: Fotolia. Robert Kneschke

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: