Stretching (Exercícios de Alongamento) - Conceito, o que é, Significado

Os alongamentos são um tipo de exercício que consiste em alongar os diversos músculos do corpo, seja de forma isola ou como parte de plano de treinamento.

Benefícios do stretching

Alongar os músculos é parte importante de qualquer rotina física, pois permite mantê-los flexíveis e liberar tensões. Este tipo de rotina melhora também o movimento das articulações, a coordenação e o equilíbrio.

Os alongamentos também são parte importante de programas de reabilitação para liberar contraturas musculares, aderências, fibroses ou processos inflamatórios que afetam a cápsula articular, assim como produzindo rigidez aos tecidos moles e limitação à mobilidade das articulações em transtornos como artrose, artrite, capsulite ou ombro congelado, fascite plantar, encurtamento muscular e inclusive fibromialgia.

Como integrar o stretching ao plano de treinamento

Toda rotina de exercício deve iniciar com uma fase de aquecimento que ajude a preparar o músculo ao exercício. Esse aquecimento pode ser uma atividade aeróbica como caminhar, trotar, fazer bicicleta, nadar por um período de 15 a 20 minutos ou qualquer atividade que comece a transpirar. Posterior a isso segue o exercício ou atividade física e finalmente se inicia a fase de alongamento muscular.

Os músculos devem ser alongados de forma suave e sustentável sem que haja dor e até o limite que se aguente, com o objetivo de evitar contraturas ou estiramento do músculo. Após o exercício os alongamentos contribuem para prevenir a rigidez muscular devido ao acúmulo de ácido lático entre as fibras musculares.

Também é importante controlar a respiração durante os alongamentos, é aconselhável respirar suavemente enquanto se realiza o movimento evitando deter a respiração.

É possível que os exercícios de alongamento diminuam o rendimento muscular?

Embora sempre se insista em realizar alongamentos do músculo anteriormente à atividade física, os atletas podem notar que isso pode diminuir o rendimento, uma vez que dessa maneira o músculo relaxa.

Este fenômeno é mais evidente com os alongamentos estáticos, da qual se alonga o músculo de forma lenta e sustentável, mantendo-o em posição de máximo alongamento por alguns segundos antes de relaxar.

Isso tem levado muitos atletas em preferir iniciar qualquer tipo de atividade através dessa modalidade de alongamentos, deixando os mais passivos para o final. Os alongamentos dinâmicos consistem em movimentos repetitivos curtos e suaves, inclusive atividades de mobilidade articular, das quais se realiza o movimento de todo o corpo e inclusive dos alongamentos como parte desta rotina, permitindo conseguir uma maior agilidade e favorecendo a coordenação muscular.

Imagens: Fotolia. hofred - ednal

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: