Conceito » Aprender » Respiração

Respiração - Conceito, o que é, Significado

A respiração é um processo imprescindível para a vida, na verdade, seu nível de frequência constitui um dos sinais vitais.

Qual é o objetivo?

Durante a respiração são realizados vários processos necessários para a homeostase ou equilíbrio do organismo. Estes abrangem:

- Troca de gases. Ao inspirar absorvemos o ar do ambiente, o que nos fornece oxigênio; já ao expirar, liberamos gases residuais, como é o caso do dióxido de carbono.

- Regulação do pH. A respiração permite regular o pH ou grau de acidez do organismo compensando seus desequilíbrios.

- Regulação da temperatura corporal. A respiração constitui também uma forma de perder calor, por isso é considerada um mecanismo de regulação da temperatura corporal.

O processo de respiração se encontra controlado e regulado pelo sistema nervoso autônomo

É um processo que foge do controle e da vontade e é realizado pelo aparelho respiratório constituído pelas vias aéreas e os pulmões.

Ao elevar os níveis de dióxido de carbono no sangue, estimula-se o centro da respiração localizado no tronco cerebral. Isso leva à contração dos músculos intercostais e do diafragma para que ocorra assim a inspiração.

O ar entra pelo nariz, passa pela laringe, pela traqueia, pelos brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos, que são estruturas microscópicas onde ocorre a troca de gases entre o ar e o sangue que chega aos pulmões através da artéria pulmonar. Uma vez oxigenado, este sangue regressa ao coração por meio das veias pulmonares para ser distribuído por todo o corpo através da artéria aorta.

O dióxido de carbono e a água obtidos como produtos finais do metabolismo celular passam para o sangue venoso que é levado ao coração através das veias cavas. Este sangue é bombeado para os pulmões através da artéria pulmonar para fechar este ciclo, assim o dióxido de carbono e o vapor de água são expelidos e o oxigênio proveniente do ar é absorvido.

Tipos de respiração

Estabelece um processo involuntário durante a maior parte do tempo. No entanto, em alguns processos, como nas práticas esportivas e técnicas de relaxamento, é necessário realizar de forma consciente para obter vários benefícios.

Os principais são:

Torácica ou intercostal. Está focada na expansão do tórax durante cada inspiração.

Abdominal. Este tipo de respiração procura baixar o diafragma e expandir o abdômen com cada inspiração. Esta técnica é muito utilizada para induzir estados de relaxamento.

Respiração celular. Embora seja um processo que ocorre em escala macroscópica, as células também contam com um mecanismo de respiração.

A respiração celular ocorre em função das mitocôndrias. Estas organelas são responsáveis pela obtenção de energia, armazenadas em forma de ATP (adenosina trifosfato) até que seja requerida pelo organismo.

Esta ATP é obtida através da glicose, dos ácidos graxos ou dos corpos cetônicos diante da presença de oxigênio (respiração aeróbica) ou da ausência de oxigênio (respiração anaeróbica).

Imagem Fotolia: yodiyim

Relacionados:

  1. Temperatura Corporal
  2. Equilíbrio Térmico
  3. Termorregulação
  4. Aeróbico
  5. Somatometria
  6. Temperatura
  7. Declamação
  8. Asma
  9. Ar
  10. Atmosfera