Conceito » Saúde » Atividade Física

Atividade Física - Conceito, o que é, Significado

Entende-se por atividade física toda atividade ou exercício que tenha como consequência o gasto de energia e que coloque em movimento uma série de movimentos corporais, psíquicos e emocionais na pessoa que realiza. A atividade física pode ser realizada de maneira planejada e organizada ou de modo espontâneo ou involuntário, embora em ambos os casos sejam similares.

Normalmente, atividade física é uma capacidade de todos os seres vivos que se movimentam: animais e seres humanos. Entretanto, no caso das pessoas, a atividade física pode ser pensada e propriamente organizada a fim de obter resultados específicos, por exemplo, baixar de peso pelo fato de haver um sobrepeso evidente, ou então, pela clara intenção de proporcionar saúde ao organismo pelos benefícios de sua prática.

Traz benefícios concretos físicos e psíquicos

A atividade física praticada pelo ser humano se popularizou muito nas últimas décadas como uma forma direta de bem-estar físico, psíquico e emocional, uma vez que é considerada um exercício de destreza que permite eliminar toxinas e despertar componentes químicos que tem a ver com a satisfação pessoal.

Esta popularidade fica claramente exposta na grande quantidade de espaços dedicados a sua prática, como nas academias e ainda em lugares públicos como praças e parques. Desta maneira se completam duas atividades altamente saudáveis: o ar livre e a ginástica.

A atividade física pode ser exercida ou realizada de diversas maneiras. Quando é involuntária ou não planejada, a atividade física é considerada um exercício básico como caminhar, realizar tarefas domésticas e outras atividades que envolvem o movimento do corpo. A atividade física planejada é também muito variada, podendo ser encontrado inúmeros tipos de exercícios que são pensados para diferentes tipos de públicos e necessidades, assim como para obter diversos tipos de resultados.

A atividade física traz muitos benefícios com já destacamos, tais como melhora da saúde em termos corporais (melhora a circulação, permite perder gordura, ativa o metabolismo, dá força aos músculos), mas também em termos emocionais e psíquicos, pois permite o desestresse do organismo, renovar as energias e desgastar toda a força que há de sobra e que às vezes quando não sai corretamente do organismo pode ser traduzida em quadros de ansiedade que afetam nossa qualidade de vida.

Ela nos deixa mais sociável

Outro beneficio que devemos ressaltar é a sociabilidade que a atividade física normalmente nos traz. Nas academias ou nos grupos de atividades físicas as pessoas se encontram e interagem; isso nos abre a possibilidade de fazer novas amizades que muitas vezes são um motor ou impulso para seguir realizando práticas físicas que nos animam e acompanham.

A importância de sua realização desde a infância

Como vimos, os benefícios da atividade física são muitos e não encontramos nenhuma desvantagem, por isso é muito importante que sua prática seja introduzida desde cedo nas crianças. Em casa, os pais devem animar seus filhos a praticar algum esporte e assim afastá-los das atividades sedentárias e dos maus hábitos; obviamente a escola como agente social e de ensino deve incluir por excelência a atividade física como uma matéria de destaque e despertar o interesse das crianças para sua realização.

Embora a atividade física esteja incluída no ensino básico como parte da grade curricular é importante que se dê a ela um lugar preferencial e a revista de atividades interessantes para que todos os alunos se entusiasmem com sua prática. Além dos exercícios sugere complementar a matéria com a prática de esportes populares como: futebol, vôlei, basquete, tênis, judô, entre outros.

As academias, clubes e centros de exercícios são muito populares hoje em dia, pois oferecem uma importante diversidade de atividades para que os associados e clientes possam encontram as práticas físicas que melhor cumpram com seus objetivos e necessidades.

Imagem: Fotolia. Drobot Dean

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: