Conceito » Esporte » Body Balance

Body Balance - Conceito, o que é, Significado

Nos últimos anos, a atividade esportiva tem passado por grandes transformações. Neste sentido, várias modalidades e tradições culturais se uniram criando programas de exercícios específicos. Isto é o que aconteceu com o Body Balance (ou Body flow nos EUA), uma técnica que combina diferentes disciplinas, mais especificamente o pilates, o yoga, o tai chi e os alongamentos tradicionais. O objetivo desta combinação é buscar equilíbrio entre o físico e o mental e por este motivo se emprega o termo body balance, que pode ser traduzido como corpo equilibrado.

Principais características

Uma sessão tem diversas partes ou tracks, cada uma delas vem acompanhada por um tipo de música que dá um elemento coreográfico aos movimentos (há música chillout, house, dance ou hardcore).

O aspecto prioritário do treinamento é a tonificação muscular, que trabalha com exercícios de pilates. Por outro lado, as técnicas de tai chi potencializam o equilíbrio e a estabilidade. As posições de ioga promovem o relaxamento, a flexibilidade e a postura corporal. Em relação às aulas, não se utiliza sapatos porque se considera que com os pés descalços ajuda a potencializar o autocontrole do corpo.

O Body Balance é normalmente praticada em grupo e as aulas são conduzidas por um instrutor especializado

Uma sessão normal dura cerca de 45 minutos. A rotina de exercícios geralmente começa com um aquecimento baseado no tai chi. Em seguida são introduzidas posturas de ioga e técnicas de controle mental. A aula continua com exercícios de pilates orientados para melhorar a força física e tonificar os principais músculos. Finalmente, há um retorno à calmaria nos minutos finais da sessão. O resultado final é uma síntese de trabalho físico, mental e postura adequada.

Trata-se de uma atividade exigente e, ao mesmo tempo lúdica e relaxante. Nas primeiras sessões é comum que os praticantes tenham dores musculares e algum desconforto, pois o corpo precisa se acostumar com o ritmo do Body Balance.

A evolução das aulas dirigidas

Nas últimas décadas entrou em moda todo tipo de aula direcionada. Nos anos 60, nas academias, praticava-se uma disciplina muito tradicional: a ginástica sueca. Nos anos 70, a ioga se tornou popular no mundo inteiro. No início dos anos 80, algumas celebridades deram um impulso à aeróbica. Com o passar dos anos surgiram novas disciplinas: pilates, tai chi, zumba, step, body combat, crossfit, spinning e body pump.

O Body Balance é um tipo de aula orientada que surgiu na Nova Zelândia, no ano de 1998. Pode ser praticado por qualquer idade, envolve um alto consumo de calorias e proporciona boa forma física e equilíbrio mental ajudando a combater o estresse.

Imagem: Fotolia. georgerudy

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: