Conceito » Cultura » Tai chi (Taichi)

Tai chi (Taichi) - Conceito, o que é, Significado

O termo tai equivale em chinês a grande, máximo ou supremo; já p vocábulo chi significa centro ou eixo. Portanto, as duas palavras unidas se referem a um só conceito: o equilíbrio máximo do corpo e da mente.

As mais variadas técnicas desta disciplina oriental estão focadas na busca pela saúde física e espiritual. Independentemente de sua modalidade, todos os tipos de tai chi têm o objetivo de harmonizar a energia do corpo para sentir-se melhor. Esta abordagem se baseia num princípio da medicina chinesa: o estado de espírito da pessoa provoca doenças e desequilíbrios no corpo.

Estar em estado depressivo causa problemas de estômago, a raiva desencadeia problemas no fígado e a tristeza comprime os pulmões. Devido a isso, se formos capazes de controlar e regular a mente, o corpo se sentirá melhor. As técnicas e os movimentos do tai chi estão concebidos para que a serenidade do espírito se projete sobre o organismo.

Uma origem histórica incerta

Existem várias lendas sobre sua verdadeira origem. De qualquer forma, o taichi tem conexões com o Budismo e o Taoismo nas culturas orientais, especialmente provenientes da China.

Em seu início os exercícios desta disciplina eram realizados para o treinamento de guerreiros. Na atualidade já não é mais uma arte marcial de defesa ou de ataque, mas sim uma disciplina física-espiritual na qual seus praticantes exercem a meditação ao mesmo tempo em que realizam uma série de movimentos. O essencial dos exercícios consiste em realizar sequências de movimentos fluidos, firme e por sua vez suaves. As formas criadas através dos seus movimentos do corpo se assemelham a uma luta com um rival imaginário.

Tai chi chuan

Embora o tai chi tenha um componente filosófico e espiritual, na modalidade tai chi chuan se trata de uma disciplina de artes marciais. O tai chi chuan é uma forma de combate, mas ao mesmo tempo se refere à luta interior de cada um para enfrentar suas fraquezas e medos. Esta arte marcial é baseada em três dimensões do ser humano: a energética, a mental e a física. Desta forma, seus praticantes se tornam especialistas neste tipo de luta e, ao mesmo tempo, obtêm um melhor equilíbrio entre seu corpo e sua mente.

A utilidade do tai chi

Em primeiro lugar, sua prática habitual é boa para a saúde em um sentido amplo. Os exercícios de tai chi têm um caráter preventivo das doenças. Ao mesmo tempo, favorece o equilíbrio, reforça as articulações e serve como técnica de relaxamento mental.

Imagem: Fotolia. kichigin19

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: