Conceito » Tecnologia » Text Neck

Text Neck - Conceito, o que é, Significado

Nos últimos anos o surgimento de novas tecnologias provocou algumas mudanças na posição do corpo. Quando a postura da cabeça se inclina para frente por causa do uso de um dispositivo, o pescoço pode acabar ressentindo de alguma patologia. Este fenômeno é conhecido como "text neck", que significa literalmente "pescoço de texto".

Esta denominação obedece ao fato de que o pescoço se inclina quando a pessoa vai ler ou escrever um texto, por exemplo, para escrever uma mensagem de wathsapp ou para visualizar informações em um tablet.

A síndrome do text neck é uma doença tecnológica

Os sintomas próprios desta patologia são os seguintes: rigidez no pescoço e nas articulações dos ombros, dor de cabeça e dor nas costas. Estes sintomas são a consequência lógica de manter uma postura inclinada durante muito tempo. Esta doença é considerada uma patologia da era digital.

A zona cervical é especialmente sensível

A posição incorreta do pescoço gera rigidez e tensão na zona cervical e nas vértebras. Para diminuir os efeitos da síndrome de text neck os fisioterapeutas recomendam exercícios de alongamento para aliviar a tensão do local, assim como exercícios de rotação e relaxamento do pescoço. Em certas ocasiões pode ser aconselhável uma automassagem.

Em relação ao text neck deve-se levar em consideração que quando o pescoço é flexionado para consultar um dispositivo ocorre um aumento da pressão sobre as vértebras, da qual pode tornar-se um problema crônico. Do ponto de vista médico, para prevenir tais problemas é recomendado cuidar da higiene postural.

Outras patologias relacionadas com as novas tecnologias

Existem outras doenças e problemas de saúde cuja origem se encontra na revolução tecnológica. Muitos adolescentes têm problemas para dormir porque seu cérebro não se desliga da tecnologia. Os problemas de visão mais comuns são tensão ocular, olhos secos e vista cansada. O uso abusivo dos polegares pode afetar a mobilidade da mão e causar estresse nas articulações.

Além das patologias anatômicas e funcionais, também existem vícios como a síndrome da chamada imaginária ou da dependência à Internet. Esses distúrbios podem levar a outros, como problemas de comunicação, de autoestima ou isolamento social.

Imagem: Fotolia. maria_savenko

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: