Conceito » Educação » Prosódia

Prosódia - Conceito, o que é, Significado

A prosódia é uma parte da gramática que incide sobre a pronúncia correta das palavras. Nesta disciplina os recursos fonéticos envolvidos na comunicação oral são estudados. Em relação ao termo, o mesmo provém do grego prosoidia e é formado pelo prefixo pro, que significa próximo, e pela raiz oide que significa canção.

Aspectos gerais da prosódia

Quando falamos usamos certa entonação e a mesma se torna uma curva melódica. Este aspecto é importante para a comunicação, pois através da entoação podemos expressar nossos sentimentos e o estado de espírito.

A prosódia tem uma relação direta com o ritmo que impomos em nossas palavras. Neste sentido, o ritmo de uma mensagem precisa ser consistente com a sintaxe.

A voz humana e sua manipulação são fundamentais para uma correta comunicação. Portanto, quando se fala a voz transmite sentimentos ao nosso interlocutor. Por outro lado, a voz faz parte de imagem pessoal.

Do ponto de vista técnico, realiza-se exercícios de prosódia com várias finalidades:

1) para falar com um ritmo certo, sem ser lento ou então rápido demais;

2) para exercitar uma boa sonoridade e entoação;

3) para corrigir certos defeitos na pronúncia;

4) para melhorar a comunicação em certas atividades ou profissões (professores, locutores, palestrantes, atores, cantores, etc.).

Nas pessoas com graves dificuldades auditivas

As pessoas com graves problemas auditivos, especialmente as crianças, precisam de exercícios de prosódia para melhorar sua comunicação. Os profissionais que tratam desse assunto são os logopedistas, que através de exercícios de entonação, registro e gravação de voz procuram melhorar a pronúncia das palavras.

No mundo clássico

A etimologia da prosódia se refere a um aspecto fundamental, a musicalidade da língua. Este aspecto era muito valorizado pelos gregos e romanos, pois acreditavam que através de uma comunicação oral eficiente se incorporava certa musicalidade. Neste sentido, os oradores (filósofos, políticos ou atores) tinham que falar com certo tom de voz. Por este motivo, nas técnicas de acentuação prosódicas, estuda-se a ortografia e a pronúncia das palavras.

A dimensão musical de uma língua

Quando se aprende uma língua são assimilados os conhecimentos morfológicos e sintáticos. No entanto, para compreender corretamente uma língua, deve-se interpretar sua musicalidade. Em outras palavras, falar não é uma simples questão de palavras que articulam os sons, envolve também uma dimensão melódica produzida pelos aspectos prosódicos da língua.

Imagem: Fotolia. bst2012

Relacionados:

  1. Ênfase
  2. Vocábulo
  3. Melodia
  4. Cacofonia
  5. Comunicação Assertiva
  6. Texto Poético
  7. Signo Linguístico
  8. Circuito da Fala
  9. Poema
  10. Língua de Sinais