Conceito » Aprender » Autoavaliação

Autoavaliação - Conceito, o que é, Significado

AutoavaliacaoQualquer estudante pode experimentar um processo de avaliação contínua graças a um seguimento adequado por parte dos professores com o objetivo de medir a evolução acadêmica do aluno que deve adaptar-se a um nível específico em cada curso. Neste sentido, a evolução costuma ser externa, ou seja, são os professores que avaliam o nível dos alunos através de diversos métodos, por exemplo, através de um exame oral ou escrito, ou até mesmo da realização de um trabalho. Entretanto, a evolução também pode ser pessoal como mostra a autoavaliação. Nesse caso, a autoavaliação é um método através do qual qualquer aluno pode medir seu próprio nível diante de qualquer matéria.

A autoavaliação precisa ser ensinada pelos professores a seus alunos para que possam avaliar-se e ter uma visão mais clara da situação que se encontram no momento, ou seja, a autoavaliação é efetiva para combater o autoengano ou o excesso de expectativas. É um método eficaz porque traz autonomia ao aluno em seu processo de aprendizagem.

Graças à autoavaliação o aluno pode cumprir vários objetivos em relação ao processo de conhecimento. Quais pontos devem levar em conta para realizar o processo de autoavaliação?

1. Em primeiro lugar, é fundamental esclarecer quais critérios devem ser seguidos ao longo do processo de avaliação. Definir estes critérios é o ponto de partida.

2. Uma vez definida as regras, deve-se esclarecer os objetivos em termos de resultado para poder superar uma prova em particular.

3. Avaliar cuidadosamente a realização de uma atividade individual para comprovar se os resultados se ajustam aos critérios estabelecidos de acordo com a nota final que pode ser classificada de forma genérica como aprovada ou retida.

4. Saber o resultado final é importante para elaborar um plano de ação adequado de acordo com o fim proposto. Por exemplo, se um aluno mostra desconhecimento em alguma matéria é necessário elaborar um plano de ação com o objetivo de corrigir e melhorá-la.

5. Da mesma forma, no caso de um aluno obter bom resultado em uma autoavaliação, isso se deve ao fato de realizar um plano de ação. Nesse caso, vale a manutenção desse plano para continuar com esse ótimo nível.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: