Conceito » Educação » Semiologia

Semiologia - Conceito, o que é, Significado

A semiologia é uma das ciências que fazem parte do estudo da comunicação, pois é responsável em analisar os diferentes tipos de símbolos e signos produzidos pelo ser humano para comunicar-se, assim como seus significados e significantes. A semiologia pode ser entendida em muitos casos como o equivalente da semiótica.

Ao comunicar-se o ser humano utiliza uma infinidade de símbolos e sinais que são os meios para projetar algum tipo de mensagem

Tanto ao falar como ao escrever assim como ao estabelecer imagens como símbolos o ser humano envia uma mensagem a um receptor específico para assim comunicar-se. Inclusive as palavras são constituídas por símbolos, no caso as letras, permitindo a ideia de permanecê-las na memória da pessoa e assim serem transmitidas para o exterior da escrito ou da fala.

Os símbolos podem ter um significado específico e aceito (por exemplo, os sinais utilizados na educação vial) assim como podem ter um sentido particular onde cada indivíduo está de acordo com suas experiências, situações, sentimentos e conhecimentos. A tarefa da semiótica é justamente analisar este tipo de comunicação. Os significados também podem variar de cultura para cultura, de sociedade para sociedade; é aí que entram em jogo certas ciências como a antropologia ou a arqueologia.

Os símbolos têm sempre um significado que pode ser mais ou menos evidente, dependendo do caso

Espaços ou situações como rituais, cerimônias, eventos ou até mesmo os mais cotidianos e normais servem como espaços para a ação da semiótica e a análise dos significados de cada ato comunicativo, de cada transmissão de mensagens, etc. Os símbolos são utilizados em muitas áreas, tais como na religião, na arte, na medicina, no mundo militar, na economia, na matemática, entre outros.

Imagem: Fotolia. merydolla

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: