Conceito » Filosofia » Semiótica

Semiótica - Conceito, o que é, Significado

Podemos chamar de semiótica a disciplina que trata do estudo dos signos. Isto significa que procura explicar a forma pela qual os seres humanos utilizam os signos para compreender o mundo e comunicar-se entre si. Este estudo pode ser realizado de diversas formas, mas são algumas vertentes que prosperam neste sentido.

O estudo deste fenômeno de atribuição de significado é especialmente útil no campo científico, onde a maneira de como se gera o conhecimento é um tema essencial

A primeira consideração que devemos levar em conta sobre a semiótica é que a mesma se refere ao signo como um elemento que só tem relevância em função daquilo que se refere. Na verdade, um signo de qualquer índole é caracterizado por remeter outro elemento na mente de uma pessoa. Assim, por exemplo, o termo "gato" é um signo que nos faz lembrar a figura do animal. Isso nos leva a referir à capacidade do signo de ser tratado como outra coisa, seja conhecida como desconhecida.

No entanto, existe uma diferença entre os signos que o homem se encontra continuamente exposto. De fato, alguns deles mantêm uma relação completamente arbitrária com o qual se referem, enquanto que outros podem ter um tipo de relação com o qual é representado. Um exemplo da primeira circunstância se refere à linguagem humana, onde uma série de sons tem relação com um objeto específico da realidade.

Por outro lado, quando referimos a circunstâncias relacionadas entre o significante e o significado de índole motivada, a situação é outra. Vamos pensar, por exemplo, em um ícone que tem semelhança com o que se refere, ou seja, uma foto. Também se enquadra nesta categoria a circunstância que pode ser entendida como o efeito de uma causa específica, como a fumaça que faz alusão à existência do fogo.

O homem está utilizando continuamente esta mecânica em sua experiência cotidiana, atribuindo significado ao que percebe

É por isso que é importante um conhecimento sobre este fenômeno, na medida em que se posiciona no início do processo de conhecimento. A semiótica vem dar resposta a estas necessidades, indagando no signo e na forma de interagir com o homem.

Algumas variantes desta ciência deram origem a novas formas de conceber um fenômeno particular, como na linguística e com as contribuições de Saussure.

Imagem: Fotolia. Mangsaab

Relacionados:

  1. Signo Linguístico
  2. Semiologia
  3. Ícone
  4. Estudo
  5. Alfabeto Fonético Internacional
  6. Simbologia
  7. Semântica
  8. Técnica de Estudo
  9. Linguística
  10. Astrologia