Conceito » Cultura » Sociocultural

Sociocultural - Conceito, o que é, Significado

A dimensão social e cultural do ser humano não se manifesta de forma separada, mas ambas se encontram intimamente ligadas. Deve-se ressaltar que nas relações sociais são desenvolvidas atividades culturais e que qualquer manifestação cultural está integrada em uma sociedade determinada.

O quadro sociocultural de uma comunidade

Qualquer comunidade humana apresenta uma realidade sociocultural composta por elementos diferentes entre si: língua, etnia, gastronomia, tradições populares e assim por diante. A questão gastronômica é social e cultural ao mesmo tempo e o mesmo se aplica a um festival ou a um ato religioso.

A animação sociocultural

Grupos de idosos, de jovens ou de pessoas com deficiência precisam de programas de animação sociocultural. Estes programas estão projetados para promover atividades e unificar os laços entre seus membros, paralelamente, ativam algum tipo de conhecimento ou desenvolvimento cultural.

O técnico em animação sociocultural que se dedica a um grupo qualquer precisa projetar um planejamento a longo prazo levando em conta uma série de variáveis: as necessidades do grupo, a faixa de idade, o espaço físico disponível, as habilidades de seus membros e as possíveis limitações pessoais.

Em uma residência de idosos o programa de animação sociocultural deve contemplar o exercício físico moderado, a interação afetiva entre os residentes e as atividades intelectuais motivadoras. Em uma associação de pessoas cegas os programas de animação devem incorporar todos os elementos técnicos necessários, por exemplo, o sistema braille, os livros áudios e os filmes com audiodescrição.

As associações juvenis requerem atividades dinâmicas, participativas e criativas

De qualquer forma, a animação sociocultural é muito mais do que um conjunto de atividades recreativas. Na verdade, trata-se de atender certas necessidades específicas para que os diferentes grupos estejam integrados em seu próprio contexto e ao conjunto da sociedade.

Uma residência de pessoas idosas sem animação sociocultural se torna um local pouco estimulante para promover um envelhecimento digno e ativo. Uma instituição dedicada a pessoas cegas deve apresentar planos específicos de animação para minimizar o isolamento social do coletivo. Uma associação dedicada a jovens deve estabelecer programas que respondam às suas preocupações e desejos.

Imagem: Fotolia. Dasha Petrenko

Relacionados:

  1. Constructo Social
  2. Etnicidade
  3. Esporte
  4. Antropologia Social
  5. Diversidade Cultural
  6. Interculturalidade
  7. Organização Social
  8. Sincretismo
  9. Aculturação
  10. Comunidade