Conceito de Sociocultural

O termo sociocultural é utilizado para referir-se a qualquer processo ou fenômeno relacionado com os aspectos sociais e culturais de uma comunidade ou sociedade. Desta forma, um elemento sociocultural tem a ver exclusivamente com as realizações humanas que podem servir tanto para organizar a vida comunitária como para dar-lhe significado.

Quando se aplica o adjetivo de sociocultural a algum fenômeno ou processo se faz referência a uma realidade construída pelo homem que tem a ver com a interação das pessoas entre si, com o meio ambiente e com outras sociedades. Neste sentido, os avanços ou criações socioculturais do homem desde os primeiros dias de sua existência podem ser as diferentes formas de organização e hierarquia social, as diversas expressões artísticas, a criação de instituições que tiveram como objetivo organizar a vida em comunidade, a instauração de regras morais de comportamento, o desenvolvimento das religiões e estruturas de pensamento, a criação de sistemas educativos, etc.

O termo sociocultural se relaciona na maioria das vezes na atualidade com diversos produtos culturais e intelectuais. Para levar adiante um estudo sociocultural, o homem pode recorrer a inúmeras ciências tais como a sociologia, a antropologia, a história, a linguística, a educação, a arqueologia, a política, a pedagogia, a comunicação, a semiologia, a filosofia e até a psicologia. Todas estas ciências tratam do desempenho do ser humano em um tempo e espaço, dados que fazem que seus resultados sejam completamente específicos e únicos, devendo ser analisados pelas condições ou especificações de determinada situação. Os estudos culturais estão sempre envolvidos com conceitos e termos tais como a ideologia, comunicação, etnias, classes sociais, estruturas de pensamento, gênero, nacionalidade, meios de produção e muitos outros que servem para compreender os elementos únicos de cada comunidade, sociedade e etnia.

O quadro sociocultural de uma comunidade

Qualquer comunidade humana apresenta uma realidade sociocultural composta por elementos diferentes entre si: língua, etnia, gastronomia, tradições populares e assim por diante. A questão gastronômica é social e cultural ao mesmo tempo e o mesmo se aplica a um festival ou a um ato religioso.

A animação sociocultural

Grupos de idosos, de jovens ou de pessoas com deficiência precisam de programas de animação sociocultural. Estes programas estão projetados para promover atividades e unificar os laços entre seus membros, paralelamente, ativam algum tipo de conhecimento ou desenvolvimento cultural.

O técnico em animação sociocultural que se dedica a um grupo qualquer precisa projetar um planejamento a longo prazo levando em conta uma série de variáveis: as necessidades do grupo, a faixa de idade, o espaço físico disponível, as habilidades de seus membros e as possíveis limitações pessoais.

Em uma residência de idosos o programa de animação sociocultural deve contemplar o exercício físico moderado, a interação afetiva entre os residentes e as atividades intelectuais motivadoras. Em uma associação de pessoas cegas os programas de animação devem incorporar todos os elementos técnicos necessários, por exemplo, o sistema braille, os livros áudios e os filmes com audiodescrição.

As associações juvenis requerem atividades dinâmicas, participativas e criativas

De qualquer forma, a animação sociocultural é muito mais do que um conjunto de atividades recreativas. Na verdade, trata-se de atender certas necessidades específicas para que os diferentes grupos estejam integrados em seu próprio contexto e ao conjunto da sociedade.

Uma residência de pessoas idosas sem animação sociocultural se torna um local pouco estimulante para promover um envelhecimento digno e ativo. Uma instituição dedicada a pessoas cegas deve apresentar planos específicos de animação para minimizar o isolamento social do coletivo. Uma associação dedicada a jovens deve estabelecer programas que respondam às suas preocupações e desejos.

Imagem: Fotolia. Dasha Petrenko

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2017). Conceito de Sociocultural. Em https://conceitos.com/sociocultural/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato