Os textos religiosos da tradição religiosa hinduísta estão escritos principalmente em uma língua, o sânscrito. Trata-se de uma língua indo-europeia na qual os linguistas consideram uma protolíngua ou língua materna de outras línguas. Graças a ela é possível uma melhor proximidade com a religião, a filosofia e a literatura da Índia.
Os primeiros Vedas, os textos mais antigos do hinduísmo, foram escritos por volta do século XV a. C na língua sânscrita. Isto quer dizer que se trata de uma língua estreitamente relacionada com a dimensão espiritual do hinduísmo. Assim, os primeiros brâmanes se expressaram em sânscrito e os famosos mantras ou a naturopatia ayurvédica foram escritos nesta linguagem.
Nunca foi uma língua empregada na comunicação ordinária no conjunto da sociedade, mas apenas para textos sagrados. Esta sacralidade se remonta à antiguidade e vai além da era cristã. Os poetas e sacerdotes do hinduísmo acreditavam que a língua tinha uma conexão profunda com os princípios religiosos e espirituais que transmitiam. Em outros termos, as palavras do sânscrito são consideradas puras, já que através delas é possível comunicar os princípios autênticos da sabedoria.
É uma língua de grande complexidade morfológica. Tem uma escrita baseada na fonética. Assim, todos os sons estão representados graficamente, uma vez que a escrita está subordinada à comunicação oral.
O alfabeto, conhecido pelo termo devanagari, está organizado em função do aparelho fonador. Assim, as consoantes começam pela zona gutural e terminam pela labial. O alfabeto devanagari possui 46 letras, das quais 9 são vogais e 37 são consoantes.
Para que o alfabeto seja compreendido internacionalmente foi criada uma convenção, mais especificamente o “Alfabeto Internacional da Transliteração Sânscrita”.
– Abhaya significa falta de emoção ou indiferença.
– O termo abhimana granthi se refere ao mundo do apego.
– Abhinivesha significa amor à vida e, ao mesmo tempo, expressa o medo da morte.
– Abhisambodhi equivale à iluminação.
– A palavra abhyasa expressa o esforço pessoal realizado para purificar a mente e o espírito.
– O sofrimento que experimentamos no mundo físico é comunicado com a palavra adhibhautika.
– O sofrimento provocado pela ação divina é adhidaivika dukha.
– Por último, a pureza ou o estado de graça é adhistana.
Imagem: Fotolia. drutska
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2018). Conceito de Sânscrito. Em https://conceitos.com/sanscrito/. São Paulo, Brasil.