Conceito » Religião » Dharma

Dharma - Conceito, o que é, Significado

Em algumas religiões orientais, especialmente o budismo e o hinduísmo, o conceito de dharma é usado para referir-se a qualquer prática espiritual. Desta maneira, os ensinamentos do Buda, os textos hindus e as técnicas de meditação incorporam um dharma. Este é um vocábulo sânscrito que muitas vezes pode ser traduzido como "propósito na vida".

Em qualquer de suas manifestações, observa-se um componente transformador do indivíduo. Este conceito pode ser entendido como um caminho espiritual que leva à paz interior. Trata-se, portanto, do verdadeiro caminho para alcançar o autoconhecimento, a sabedoria e a felicidade.

A ideia de dharma pode ser entendida como uma lei universal projetada sobre cada um de nós.

Além da dimensão espiritual, o dharma pode ser compreendido como uma lei geral que rege tudo o que existe. Segundo esta lei, as mais variadas manifestações do universo têm determinada forma física, pois estão orientadas a cumprir um propósito concreto. A forma humana tem uma aparência geral, mas é diferente em cada indivíduo em particular. Portanto, somos seres únicos e exclusivos com necessidades igualmente únicas.

A lei do dharma nos identifica como indivíduos em três sentidos:

1) estamos aqui para descobrir o nosso eu espiritual,

2) cada pessoa tem um talento especial que lhe torna um indivíduo especial,

3) devemos nos perguntar o que fazer para ajudar os demais.

O caminho para a felicidade

Na religião cristã existem obrigações que devemos cumprir, como os dez mandamentos. Em compensação, no budismo não existe a noção de pecado ou a ideia de mandamentos num sentido estrito. No entanto, há propostas ou caminhos que se recomendam a seguir para alcançar a felicidade.

Estas sugestões estão integradas ao dharma e algumas delas são as seguintes: não matar qualquer ser vivo porque todos fazem parte de um todo; não roubar nem desejar os bens do próximo porque do contrário estaríamos descuidando de nossa espiritualidade e não mentir ou manipular ninguém porque desta forma estaríamos promovendo a dor em nós mesmos.

A ideia do karma é fundamental também para compreender o budismo e está diretamente relacionada à ideia do dharma

Para os budistas o karma é como a lei de causa e efeito para os ocidentais. Em outras palavras, significa que nossas ações físicas, verbais ou espirituais sempre trazem consequências. Desta maneira, quando fazemos o bem geramos felicidade e quando fazemos o mal produzimos dor e sofrimento. Esta lei significa que a felicidade não pode ser resultado de uma ação negativa anterior.

Cada indivíduo tem seu próprio karma dominante, por outro lado, é o único responsável sobre suas ações. No budismo o caminho espiritual do dharma é o adequado para desenvolver um karma positivo.

Imagem: Fotolia. molotok289

Relacionados:

  1. Nobre Caminho Óctuplo
  2. Metempsicose
  3. Zen
  4. Quatro Nobres Verdades
  5. Buda Maitreya
  6. Om Mani Padme Hum
  7. Sufismo
  8. Nirvana
  9. Místico
  10. Tai chi (Taichi)