Conceito » Religião » Umbanda

Umbanda - Conceito, o que é, Significado

O fenômeno religioso apresenta uma enorme gama de possibilidades. Há religiões que creem num único Deus, outras são politeístas e há também aquelas que não acreditam em deuses (por exemplo, o budismo). No caso da religião Umbanda, suas doutrinas e crenças formam um dos movimentos sincréticos mais particulares. Seus seguidores se encontram principalmente no Brasil, México e Venezuela.

Raízes históricas e espirituais

Os africanos que chegaram como escravos em terras americanas a partir da colonização introduziram uma série de rituais para comunicar-se com os deuses, com os elementos da natureza e com a dimensão espiritual da existência humana. Seus rituais praticados eram orientados pela harmonia da vida cotidiana e realizados para boas colheitas ou então evitar doenças.

Com o passar do tempo estas crenças foram transmitidas de geração em geração e, gradualmente, esses rituais foram se misturando com outras crenças católicas e com a tradição pré-colombiana dos índios.

Em 1908, um brasileiro de 18 anos, Zélio Fernandino de Morais, foi o médium que determinou as bases da religião Umbanda atual. Este jovem tinha uma paralisia que lhe impedia de andar, mas depois de entrar em contato com um espírito se recuperou da doença e começou um novo caminho espiritual fundando templos umbandas em diversos territórios brasileiros.

O sentido da vida para seus seguidores

Aqueles que seguem a religião Umbanda praticam a caridade e o amor fraternal entre os seres humanos como os dois princípios fundamentais que devem orientar a existência. Por outro lado, a figura de Jesus Cristo é uma referência moral entre seus praticantes.

A busca pela cura e o contato com os espíritos

Nesta religião se dá muita importância à cura de doenças e o contato com os seres do além. Nos templos de umbanda ou terreiros, os fiéis se reúnem com um médium que tem a capacidade de entrar em contato com os espíritos ou resolver todo tipo de situação.

As pessoas que frequentam os templos umbandas são previamente purificadas com ervas naturais e incenso. Este ritual tem o propósito de purificar o espírito e afastar das más vibrações.

A origem da palavra umbanda

Sua verdadeira origem é desconhecida. Costuma-se dizer que pode ter vindo do sânscrito, do alfabeto adâmico, de algum símbolo védico ou pelo fato das sete letras que a compõem estarem relacionadas com os sete arcanjos. Quanto ao seu significado, o mesmo significa "Deus dos Deuses", mas também quer dizer "união entre os homens".

Imagem: Fotolia. gomolach

Relacionados:

  1. Iorubá
  2. Religião Tradicional Chinesa
  3. Neopaganismo
  4. Henoteísmo
  5. Sincretismo
  6. Xintoísmo
  7. Intolerância Religiosa
  8. Deus
  9. Veda (escritura religiosa)
  10. Religiosidade