Conceito » Religião » Buda Maitreya

Buda Maitreya - Conceito, o que é, Significado

Nos textos budistas, afirma-se que em algum momento um novo Buda virá a este mundo. Trata-se de um homem cujo nome é Maitreya, que em sânscrito significa "o amistoso". É alguém dotado de grande sabedoria e profundamente bondoso. Esta crença se baseia em uma profecia realizada pelo próprio Buda.

No budismo o futuro Buda vive atualmente no que chamam de "céu dos contentes". Maitreya permanece nesse local aguardando o momento oportuno para apresentar-se diante dos homens. Seguindo os textos que destacam esta profecia, Maitreya será bem acolhido pela humanidade, pois suas propostas estão impregnadas de bondade espiritual.

Segundo a profecia, a vinda de Maitreya será acompanhada de um sinal: as águas dos oceanos diminuirão. Assim que apareça entre os homens se formará uma nova ordem social baseada no amor e na tolerância, já que o novo Buda conhece as preocupações que afligem os homens e por querer ajudar.

Maytreya é considerado o instrutor do mundo

Aqueles que acreditam na chegada de um novo Buda ao mundo afirmam que ele virá com uma mensagem de paz com o fim de aliviar o sofrimento e a guerra. Ao mesmo tempo, para estabelecer o caminho da paz será necessário que os homens apostem no caminho da justiça, pois sem a mesma é impossível alcançar a paz. Neste sentido, para que impere a justiça e a paz é necessário compartilhar os bens materiais.

Certos seguidores do budismo acreditam que já houve a segunda vinda de Maitreya

Em algumas correntes do budismo se afirma que Maitreya já apareceu diante dos homens. Dizem que ele abandonou seu retiro celestial para chegar à cidade de Londres, no ano de 1977, trabalhou como porteiro noturno num hospital e que dirigia mensagens à humanidade por telepatia.

O britânico Benjamin Creme afirma que o novo Buda é um professor de todas as religiões e que em algum momento manterá uma comunicação telepática com toda a humanidade.

Em outras religiões existem crenças semelhantes

- No judaísmo, acredita-se na chegada do verdadeiro messias, que iniciará uma nova era messiânica.

- No hinduísmo, fala-se de Kalki, a encarnação definitiva de Vishnu.

- No zoroastrismo, acredita-se que Saoshyant será um novo benfeitor para a humanidade.

- No cristianismo, espera-se a segunda vinda de Jesus para purificar a humanidade e julgar seu povo (Mateus 25: 31-46).

Imagem: Fotolia. F9

Relacionados:

  1. Nirvana
  2. Quatro Nobres Verdades
  3. Om Mani Padme Hum
  4. Dharma
  5. Zen
  6. Xintoísmo
  7. Sânscrito
  8. Veda (escritura religiosa)
  9. Misandria
  10. Exousia