Repetição Espaçada - Conceito, o que é, Significado

Todas as pessoas memorizam informações com algum propósito. Para que o exercício mental de lembrar algo seja efetivo existem diferentes métodos ou sistemas. Um deles é o sistema de repetição espaçada ou SRS. Sua ideia fundamental é rever as informações aprendidas em diversos períodos de tempo.

Desta maneira as sessões de aprendizagem vão se distanciando temporariamente e, portanto, a informação memorizada acaba se retendo melhor.

A repetição contínua é a técnica de memorização clássica

A maioria dos estudantes que procura reter alguma informação faz o seguinte: repetem mentalmente os dados estudados até chegar um momento que sua mente retém a informação acumulada.

Porém já ficou demonstrado que esta técnica é ineficiente, pois nossa memória é fraca e tende a esquecer dos dados retidos na mente.

Um exemplo prático

Um estudante de direito tem que estudar uma matéria para fazer uma prova no futuro próximo. Em vez de empregar muitas horas de estudo, o SRS funcionaria da seguinte maneira: comece memorizando a matéria por dois dias seguidos, depois alterne um dia sim outro não, depois a cada quatro dias e finalmente uma vez por semana. Com este sistema, o aluno poderá fixar a informação desejada em sua mente.

O sistema SRS se baseia no estudo da curva do esquecimento

No final do século XIX, o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus pesquisou os processos fundamentais que envolvem a memória. O próprio Ebbinghaus testou sua memória e tentou lembrar uma lista de palavras. Foi aí que constatou o número de palavras retidas e a quantidade esquecida. O resultado de suas pesquisas levou à chamada "curva do esquecimento". De acordo com esta curva, nas primeiras 24 horas, mais da metade dos dados aprendidos é esquecido.

O pesquisador concluiu que nossa capacidade de retenção depende de dois fatores: a intensidade da memória no momento em que algo foi gravado em nossa mente e o tempo percorrido desde o estímulo inicial.

Quando queremos fortalecer nossa memória, devemos utilizar algum método científico baseado na intensidade das lembranças e na revisão periódica da informação que se pretende reter. Desta maneira, a curva do esquecimento fica cada vez menor e os dados acumulados se fixam melhor na memória.

Imagem: Fotolia. drutska

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: