Conceito » Educação » Aposição

Aposição - Conceito, o que é, Significado

O termo aposição faz parte da terminologia própria da gramática, mais especificamente é um dos elementos do sujeito de uma oração.

A aposição nas orações bimembres

As orações bimembres estão divididas em sujeito e predicado. Se focarmos no sujeito sempre há uma palavra mais importante chamada de núcleo. O núcleo do sujeito é sempre um substantivo. Entretanto, este núcleo vem acompanhado de outras palavras que completam seu significado e estas palavras são modificadoras, podendo ser diretas ou indiretas. Por outro lado, o núcleo possui outros elementos que o modificam e um deles é a aposição.

Vamos ver a explicação anterior através de uma frase como exemplo. “Paco e Luisa, meus tios, cumpriram cinquenta anos de casamento”. O núcleo verbal desta frase é a forma verbal "cumpriram". O sujeito está formado por "Paco e Luisa, meus tios" e o núcleo desse sujeito é Paco e Luisa. Por outro lado, "meus tios" é uma construção conjunta que se encontra entre vírgulas e que pode ser dispensada da oração, tendo o mesmo significado.

Consequentemente, "meus tios" vêm a ser uma repetição do sujeito (meus tios são Paco e Luisa) e precisamente esta ideia de repetição do sujeito é chamada de aposição. Em outras palavras, a aposição é um elemento da frase que atua como um sinônimo do núcleo do sujeito. A única diferença entre o núcleo do sujeito e a aposição é a ordem.

Assim, para identificar a aposição em uma frase é importante levar em conta dois aspectos:

1) é a informação que repete o núcleo do sujeito;

2) aparece entre vírgulas (exceto nos casos em que a justaposição é específica).

Há dois tipos de aposições, as explicativas e as especificativas:

As explicativas são aquelas que estão entre vírgulas e, como seu próprio nome indica, explica algo. Na seguinte frase: "Madrid, capital da Espanha, é uma cidade imensa," a aposição é "capital da Espanha". Em compensação, as aposições especificativas são aquelas que fornecem informações adicionais do sujeito (por exemplo, na frase "O rio Danúbio atravessa a Europa", "Danúbio" é uma aposição especificativa).

Esta forma de construção gramatical proporciona informação adicional que pode ser prescindível (como acontece com as aposições explicativas) ou imprescindível (como acontece no caso das aposições especificativas).

As aposições explicativas funcionam como um inciso e, neste sentido, atuam de forma semelhante ao parêntesis.

Imagem: Fotolia. sepy

Relacionados:

  1. Sintagma
  2. Oração Bimembre
  3. Oração Simples
  4. Morfossintaxe
  5. Funções Sintáticas
  6. Voz Ativa e Voz Passiva
  7. Tácito
  8. Objeto Direto e Indireto
  9. Morfema
  10. Próton