Todas as pessoas memorizam informações com algum propósito. Para que o exercício mental de lembrar algo seja efetivo existem diferentes métodos ou sistemas. Um deles é o sistema de repetição espaçada ou SRS. Sua ideia fundamental é rever as informações aprendidas em diversos períodos de tempo.
Desta maneira as sessões de aprendizagem vão se distanciando temporariamente e, portanto, a informação memorizada acaba se retendo melhor.
A maioria dos estudantes que procura reter alguma informação faz o seguinte: repetem mentalmente os dados estudados até chegar um momento que sua mente retém a informação acumulada.
Porém já ficou demonstrado que esta técnica é ineficiente, pois nossa memória é fraca e tende a esquecer dos dados retidos na mente.
Um estudante de direito tem que estudar uma matéria para fazer uma prova no futuro próximo. Em vez de empregar muitas horas de estudo, o SRS funcionaria da seguinte maneira: comece memorizando a matéria por dois dias seguidos, depois alterne um dia sim outro não, depois a cada quatro dias e finalmente uma vez por semana. Com este sistema, o aluno poderá fixar a informação desejada em sua mente.
No final do século XIX, o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus pesquisou os processos fundamentais que envolvem a memória. O próprio Ebbinghaus testou sua memória e tentou lembrar uma lista de palavras. Foi aí que constatou o número de palavras retidas e a quantidade esquecida. O resultado de suas pesquisas levou à chamada “curva do esquecimento”. De acordo com esta curva, nas primeiras 24 horas, mais da metade dos dados aprendidos é esquecido.
O pesquisador concluiu que nossa capacidade de retenção depende de dois fatores: a intensidade da memória no momento em que algo foi gravado em nossa mente e o tempo percorrido desde o estímulo inicial.
Quando queremos fortalecer nossa memória, devemos utilizar algum método científico baseado na intensidade das lembranças e na revisão periódica da informação que se pretende reter. Desta maneira, a curva do esquecimento fica cada vez menor e os dados acumulados se fixam melhor na memória.
Imagem: Fotolia. drutska
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2017). Conceito de Repetição Espaçada. Em https://conceitos.com/repeticao-espacada/. São Paulo, Brasil.