Raciocínio Verbal - Conceito, o que é, Significado

Em uma reunião, discurso ou simples conversa, expressamos ideias de forma coerente e organizada. Isto significa que usamos o raciocínio verbal. Para isso utilizamos de maneira consciente ou inconsciente uma série de elementos e estruturas próprias da nossa linguagem.

Principais elementos do raciocínio verbal

O principal elemento é logicamente o vocabulário. Se os termos empregados são insuficientes ou imprecisos fica difícil elaborar um raciocínio válido. Neste sentido, é conveniente conhecer o significado das palavras num sentido amplo, sua etimologia, significados, duplo sentidos, etc.

Quando falamos racionalmente, empregamos certas regras de pensamento. São regras ou princípios lógicos sem os quais é impossível articular um raciocínio coerente (o princípio da identidade e o de não contradição são leis do pensamento imprescindíveis em qualquer campo da comunicação).

A ordem lógica é também outro aspecto fundamental no raciocínio verbal. Assim, a relação de causa-efeito, as generalizações através de dados ou o uso da indução e da dedução são estruturas racionais que envolvem certa ordem, da qual devem expressar-se adequadamente através da linguagem.

Sete regras para potencializar o raciocínio verbal nas crianças

Se uma criança tem um raciocínio verbal adequado pode conseguir melhores resultados acadêmicos e, ao mesmo tempo, certa habilidade que lhe será útil no futuro.

Determinadas regras podem ser úteis neste sentido

1) utilizar o dicionário como ferramenta habitual;

2) realizar atividades lúdicas relacionadas com a linguagem (palavras cruzadas, adivinhações, rimas, etc.);

3) incentivar a leitura como forma de prazer e aprendizagem;

4) expor oralmente um tema em aula;

5) organizar concursos de debates;

6) exercitar a leitura compreensiva;

7) potencializar o raciocínio lógico.

O raciocínio verbal é uma ferramenta com muitas possibilidades

Pode-se pensar e raciocinar com números ou imagens, mas na maioria das vezes a linguagem é essencial. Um raciocínio verbal bem treinado é útil para quase tudo: para ter êxito acadêmico ou profissional, para persuadir o próximo, para defender nossos interesses e até mesmo para namorar.

Imagem: Fotolia. alex.pin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: