A violência pode ser manifestada através de várias formas, não apenas pela linguagem corporal como através de um golpe, mas também pela da violência verbal, uma vez que as palavras especialmente a forma com a qual são aplicadas podem mostrar também certa agressividade.
Além disso, a violência verbal pode ser mostrada através de insultos, desqualificação pessoal, xingamentos, palavrões, etc.
A partir deste ponto de vista, em relação ao tom de voz, também é possível transmitir agressividade verbal através de gritos, que são uma forma de humilhação e manipulação na qual uma pessoa estabelece uma relação de domínio perante a vítima. Assim, a vítima é tratada como objeto e não como pessoa, ou seja, a pessoa fica desprovida de sua infinita dignidade.
Em certas ocasiões, as pessoas tardam muito tempo para perceber que sofrem de violência verbal, pois a marca desta violência não é tão visível em curto prazo como o efeito causado por uma violência física própria de um golpe que muitas vezes machuca e danifica a pele.
Entretanto, apesar das feridas da alma não serem vistas em um primeiro olhar, elas podem ser sentidas. Quais são os efeitos que derivam da violência verbal? A diminuição da autoestima da vítima, uma vez que a imagem que se tem de si mesma fica distorcida através da mensagem externa recebida.
Além disso, aumenta a infelicidade pessoal em relação a este vínculo afetivo. As pessoas que são vítimas de violência verbal podem sentir-se culpadas por causa da manipulação emocional e da chantagem exercida do agressor sobre a vítima. Em certas ocasiões, após a raiva desmedida surge o perdão e a reconciliação.
O agressor muitas vezes acaba isolando a vítima de seu ambiente mais próximo, ou seja, distancia a vítima de sua família e do seu núcleo de amigos mais próximos. O manipulador e a vítima desenvolvem uma relação de dependência por causa da situação de maltrato. Este tipo de violência pode acontecer em qualquer relação de casal. Em certas ocasiões, a violência verbal é o primeiro indício de relação tóxica que anuncia uma segunda etapa de violência física. Um problema próprio de violência machista contra as mulheres.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2015). Conceito de Violência Verbal. Em https://conceitos.com/violencia-verbal/. São Paulo, Brasil.