Conceito » Educação » Sintagma

Sintagma - Conceito, o que é, Significado

Sintagma é uma palavra ou um conjunto de palavras organizadas e articuladas a partir de um núcleo. Este núcleo possui certa função sintática dentro de uma oração. Deve-se destacar que em toda oração, as palavras têm funções específicas e aquelas que desempenham a mesma tarefa se tornam sintagmas.

Tipos de sintagmas

O conjunto de palavras forma diferentes categorias gramaticais. Existem oito tipos de palavras: substantivos, verbos, adjetivos, advérbios, preposições, conjunções, artigos e pronomes.

Destas categorias gramaticais, algumas delas podem formar um núcleo, ou seja, a parte totalmente imprescindível de todo sintagma (a conjunção e o artigo são as categorias que não permitem formar um núcleo).

- O sintagma nominal pode ser uma palavra ou uma combinação de várias. De qualquer forma, seu núcleo é sempre um substantivo. Assim, na frase "o morango é uma fruta muito saborosa", a palavra "morango" é o núcleo do sintagma nominal. Um pronome ou um adjetivo substantivado também pode atuar como núcleo de um sintagma nominal.

- O verbal se forma a partir de um verbo que atua como núcleo de um predicado em uma oração. Assim, a palavra "chove" dentro de uma frase constitui um sintagma verbal. Obviamente, o sintagma verbal pode vir acompanhado de um sintagma nominal ou de outros sintagmas.

- O adjetival tem como núcleo um adjetivo. Desta maneira, a palavra "suave" dentro de uma oração formaria um sintagma adjetival.

- O adverbial é formado por um advérbio que atua como núcleo em uma oração. O termo "próximo" faz parte da categoria gramatical dos advérbios e dentro de uma frase se torna o núcleo de um sintagma adverbial.

Cada sintagma possui um tipo de função sintática dentro de uma oração

Normalmente, toda oração é formada por um sujeito e um predicado. O sujeito geralmente se trata de um sintagma nominal formado por um substantivo ou um pronome, cuja função consiste em protagonizar determinada ação. Por exemplo, na frase "João compra sapatos" João é a pessoa que realiza a ação de comprar.

No predicado a parte mais importante é a forma verbal, da qual constitui o núcleo do sintagma verbal. Este tem a função de expressar algo sobre o sujeito. Por exemplo, na frase "Gosto muito da Anita", o núcleo do sintagma verbal se refere à Anita, o núcleo do sujeito.

Imagem: Fotolia. bestiary

Relacionados:

  1. Oração Simples
  2. Funções Sintáticas
  3. Morfossintaxe
  4. Orações Subordinadas
  5. Aposição
  6. Morfema
  7. Oração Bimembre
  8. Vocábulo
  9. Derivação (Linguística)
  10. Artigo