Oração Simples - Conceito, o que é, Significado

A definição da oração simples está relacionada a uma mensagem que comunica um sentido completo, para isso deve ser incorporada uma forma verbal.

Principais características da oração simples

Este tipo de oração apresenta geralmente dois sintagmas: um nominal e outro verbo, sendo que cada um deles apresenta seu núcleo correspondente (um substantivo para o sintagma nominal e um verbo para o sintagma verbal). Ambos os núcleos estão coordenados por gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural). Nesta frase é possível observar as características da oração simples: "Os artistas cantaram uma música".

Por um lado, observa-se que há um sintagma nominal (os artistas) e um sintagma verbal que age como predicado (cantaram uma música). Além disso, o núcleo do sintagma nominal está formado pela palavra artistas e o núcleo do sintagma verbal pela forma verbal cantaram. Como se pode ver ambos os núcleos estão no plural.

Pode acontecer que uma oração simples careça de sintagma nominal, da mesma maneira que acontece com as orações impessoais. Por exemplo: "Faz um dia horrível", esta é uma oração simples porque tem significado completo, mas não tem sujeito. Isto significa que a oração simples frase deve ter pelo menos uma forma verbal.

Em relação à sintaxe, a oração simples é uma estrutura independente, ou seja, não faz parte de uma estrutura maior, da mesma maneira que acontece com as orações compostas. Assim, na frase "Eu me pergunto se a senhora falou com sinceridade”, estamos diante de uma oração composta, formada por uma estrutura principal (eu me pergunto) e uma estrutura subordinada (falou com sinceridade).

A entoação é outra característica da oração simples. Ela indica a intenção do falante, ou seja, se pretende enunciar algo, perguntar ou exclamar.

Em resumo, a oração simples apresenta três aspectos:

1) É uma unidade linguística com sentido completo e transmite determinada intenção;

2) Tem uma construção sintática independente e pelo menos um verbo conjugado;

3) Mantém uma entonação própria.

Tipos de oração simples

No que diz respeito à intenção do falante, as orações simples estão dividas em enunciativas, interrogativas, exclamativas, imperativas, desiderativas e hesitantes.

Segundo a natureza do predicado, as orações simples são classificadas como orações predicativas ou atributivas. Por outro lado, as orações simples podem ser apresentadas como ativas ou passivas. As orações ativas são aquelas em que o sujeito realiza uma ação e nas orações passivas o sujeito não realiza a ação, mas sim a recebe.

Imagem: Fotolia. Gstudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: