Conceito de Lógica

LógicaPodemos conceituar a lógica como uma linguagem artificial, porém a lógica também é formal, ou seja, a lógica se interessa pelas formas e não somente pelo conteúdo. Pode-se dizer também que a lógica é uma espécie de linguagem abstrata que pretende analisar o raciocínio.

Para definir a lógica devemos usar dois tipos de definição. Comecemos pela definição nominal que é de caráter nominal do que podemos entender como lógica que é a ciência da palavra ou a doutrina da palavra. Como palavra, devemos entender como discurso ou verbo da mente. Prescindindo das variadas interpretações sobre lógica, entende-se que a etimologia do termo lógica pode nos conduzir a uma acepção já divulgada e conhecida, a uma doutrina do pensamento, melhor ainda, sobre a ordem que o pensamento deve ter, pois a lógica o que pretende é nos mostrar a verdade. Nessa primeira aproximação nos encontramos com uma ciência ou arte que nos apresenta os princípios da retidão do movimento da mente.

Uma segunda definição nos leva a definição da lógica real, mais claramente devemos concentrar-nos no objeto da própria lógica, que são os atos e operações da mente, porém observando não a sua natureza, em sua origem ou no seu valor gnosiológico, e concentrar-nos no aspecto puramente formal da lógica, em quanto essas operações guardam um sistema de relações, uma determinada ordem, para que o entendimento possa ser acompanhado sem erros sobre a verdade. Retidão é o principal objetivo desse sistema ordenado, tendo como a correção do entendimento na busca da verdade, pelo qual, a lógica deve ser entendida como a ciência da retidão das operações e atos do entendimento ou da mente mesma.

Sobre a história da lógica se considera que no século IV a.C. Aristóteles fundou o que nós conhecemos hoje em dia como a lógica e a lógica, naquela época era considerada como uma propedêutica ou uma introdução ao saber geral por acreditar-se que a lógica constitui uma espécie de instrumento de todas as ciências.

A lógica é uma ciência. A lógica está incluída na categoria de conhecimento cientifico, com todas as qualidades que se costuma qualificar este tipo superior de conhecimento.

Referencia autoral

Publicado em jun., 2012. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/logica/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato