Conceito » Ciência » Quinta Dimensão

Quinta Dimensão - Conceito, o que é, Significado

A proposta de uma quinta dimensão faz referência a uma partícula única, o gráviton. Não se trata de uma partícula real, mas sim hipotética da qual poderia ser um elemento mediador da teoria gravitacional. Por outro lado, na geometria existe uma figura relacionada e representativa do quinto plano, o penterato, que pode ser observado na imagem à direita.

Nossa realidade pode ser entendida a partir de seus diversos planos, também conhecidos como dimensões

Num nível inicial se encontra a primeira dimensão, da qual é representada por uma linha reta simples (sua magnitude física correspondente é o comprimento, que pode ser medido em metros).

Em um plano mais avançado se forma uma segunda dimensão adicionando uma perpendicular à anterior e obtendo um plano cartesiano (sua magnitude seria o comprimento ao quadrado, ou seja, a área ou a superfície de algo, da qual pode ser expressa em metros quadrados).

Na terceira dimensão se adiciona um novo eixo perpendicular e desta maneira surgem três planos diferenciados: o comprimento, a largura e a altura (isto equivale ao comprimento elevado a três e expresso em metros cúbicos).

No campo da física teórica, a quinta dimensão se apresenta como uma hipótese e não como uma realidade demonstrada.

As três perspectivas do espaço físico permitem explicar o movimento, criar formas e figuras e compreender o mundo real que nos rodeia

No entanto, alguns físicos teóricos consideram a possibilidade da existência de mais dimensões, uma quarta, uma quinta, entre outras.

Às três modalidades convencionais podemos acrescentar mais uma: o tempo. E com estas quatro estruturas, conseguimos organizar o mundo, pois tudo acontece em um espaço tridimensional e num tempo determinado.

Na ciência ficção e em alguns ramos esotéricos

Desta maneira chegamos à próxima fase, constituída pela figura da quinta dimensão descrita no início do artigo. Os físicos teóricos a abordam e descrevem como uma simples especulação para compreender melhor a complexidade do universo. No entanto, trata-se de uma ideia muito sugestiva para aqueles que escrevem relatos de ciência ficção, pois desta maneira podem ser criadas histórias onde há mundos paralelos, estruturas invisíveis ou planos de realidade até então desconhecidos.

No mundo do esoterismo a suposta quinta dimensão também desempenha um papel relevante. Através dela são contadas histórias relacionadas a extraterrestres, fenômenos paranormais e forças misteriosas que governam o mundo.

Em muitas correntes do esoterismo se afirma que a quinta dimensão é na verdade o amor. Desta maneira, as pessoas que vivem em harmonia e respeitam profundamente todos os seres vivos estão imersas na quinta dimensão.

Imagem: Fotolia. reenya

Relacionados:

  1. Quarta Dimensão
  2. Terceira, Quarta e Quinta Dimensão Espiritual
  3. Tesserato
  4. Distância Percorrida e Deslocamento
  5. Geometria Espacial
  6. Constituição Setenária
  7. Mapa Topográfico
  8. Plano 5W2H
  9. Figuras Geométricas
  10. Linha Curva