Conceito » Religião » Terceira, Quarta e Quinta Dimensão Espiritual

Terceira, Quarta e Quinta Dimensão Espiritual - Conceito, o que é, Significado

Segundo algumas doutrinas alternativas de natureza pseudocientífica, o ser humano pode ir além de sua existência física e captar outras realidades, inclusive de si mesmo. Neste contexto, afirma-se que é possível ter acesso a novas esferas espirituais.

Em outros termos, nosso ser interior é capaz de perceber realidades ocultas e invisíveis, sendo que cada uma pode formar uma dimensão específica.

A terceira dimensão corresponde ao mundo material e a quarta incorpora a parte espiritual da alma humana

Quando nos encontramos no terceiro nível de consciência do “eu”, entendemos o mundo e a nós mesmos a partir de três referências: altura, largura e profundidade. Isso significa que valorizamos tudo aquilo que podemos tocar, ver e experimentar. Em outras palavras, trata-se de um plano primário da consciência, da qual se concentra no mundo físico.

Num próximo nível ou plano incorporamos a parte espiritual, pois nossa consciência é ampliada e somos capazes de entender a realidade com maior plenitude e complexidade. Assim, nos vemos como um corpo que precisa de algumas necessidades e, ao mesmo tempo, com o complemento afetivo e emocional.

Estas duas dimensões do espírito humano não têm nenhum componente extraordinário, já que expressam simplesmente a parte física e emocional dos indivíduos.

Uma quinta dimensão espiritual vem acompanhada de uma nova faceta da existência

Neste nível de consciência superior, somos capazes de perceber que todas as coisas estão unidas por uma força universal: o amor. Assim, as pessoas se unem por alguma forma de amor e se afastam porque este sentimento não existe.

Aquele que consegue entrar neste plano espiritual superior pode conhecer-se melhor e é capaz de viver de maneira harmoniosa e com plenitude.

Uma reflexão sobre as dimensões espirituais do ser humano

Embora o homem seja um animal racional que nasce, cresce e finalmente morre; esta visão não satisfaz a todo mundo. Muitas pessoas acreditam que somos muito mais do que uma simples matéria. A partir desta convicção foi criado todo tipo de doutrina filosófica e religiosa, assim como propostas de natureza pseudocientífica.

Acreditamos em explicações que não são comprovadas, mas que têm um grande poder de atração: a aura que nos envolve, o eu quântico, os registros akáshicos, a parte da alma que se conecta com o todo, as energias positivas e negativas, além de muitas forças ou aspectos misteriosos.

Sobre as diversas dimensões espirituais do homem não há nenhuma certeza ou evidência de caráter científico. No entanto, deve-se admitir que se trata de um discurso muito sugestivo.

Não é o mesmo dizer que somos uma complexa combinação de matéria do que afirmar que uma quinta dimensão espiritual nos proporcionará paz e harmonia com o universo.

Imagem: Fotolia. Andrea Danti

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: