Conceito de Peso (em Física)

Ángel Zamora Ramírez | Março 2024
Licenciado em Física

Peso é a força que um corpo massivo experimenta quando é colocado em um campo gravitacional. Geralmente, quando falamos em peso estamos nos referindo à força que um corpo manifesta devido à atração gravitacional da Terra.

O peso é apenas outra maneira de chamar a força da gravidade. Estamos constantemente sujeitos à atração gravitacional da Terra independentemente de estarmos em repouso ou em movimento, é isso que nos dá a sensação de “peso” que percebemos constantemente.

Diferença entre peso e massa

Coloquialmente, fala-se de peso e massa como se fossem sinônimos, porém, são magnitudes totalmente diferentes. Massa é uma medida da resistência que um corpo opõe às mudanças de movimento e sua capacidade de interagir gravitacionalmente está relacionada à quantidade de matéria que um corpo possui.

Por outro lado, peso é a força que um corpo com massa experimenta quando é atraído gravitacionalmente por outro corpo. O peso de um corpo é diretamente proporcional à sua massa.

A natureza de ambas as magnitudes também é diferente. O peso, sendo uma força, é uma magnitude vetorial, ou seja, possui magnitude, direção e não é invariante em relação às transformações. Já a massa é uma grandeza escalar, portanto, é uma grandeza invariante diante das transformações.

Este último significa que embora a massa de um corpo seja a mesma em qualquer lugar do universo, o peso pode mudar dependendo de onde o corpo está localizado.

Nosso peso na Terra

Como mencionado acima, estando o tempo todo na Terra estamos sujeitos à sua atração gravitacional. O peso de um corpo que está sujeito à força da gravidade da Terra é dado por: w = mg

Onde w é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade da Terra, que tem valor de 9,8 m/s2. As unidades em que o peso é medido no Sistema Internacional (SI) são Newtons (N). Por exemplo, um objeto com massa de 1 kg. pesará 9,8 N.

Ressalta-se que este valor da aceleração da gravidade da Terra é uma medida média, pois esta aceleração apresenta pequenas variações dependendo do local da Terra onde estamos e também da altura. Portanto, podemos dizer que também existem pequenas variações no peso que experimentamos dependendo de onde estamos e da altura em que nos encontramos, embora essas variações sejam praticamente imperceptíveis.

Quando nos pesamos numa balança, o que obtemos é uma medida da nossa massa. As balanças, através da compressão de molas ou sensores, medem o peso de um objeto e aproveitam a relação que existe entre peso e massa para finalmente nos dar uma medida da massa.

Quanto pesaríamos em outros lugares do Sistema Solar?

Se por algum motivo pudéssemos visitar os planetas e luas que compõem o nosso Sistema Solar perceberíamos que o nosso peso mudaria. Pensemos, por exemplo, num ser humano que “pesa” cerca de 70 kg. Essa pessoa aqui na Terra teria um peso de 686 N.

Se essa pessoa viajasse até a Lua, que tem uma aceleração da gravidade equivalente a 1,62 m/s2, pesaria 113,4 N. Isso é 6 vezes menos do que o peso dessa pessoa na Terra. Ou visto de outra forma, o peso desta pessoa na Lua é o que uma pessoa de 11,57 kg teria. aqui na terra. Se formos agora para uma lua de Saturno chamada Titã que tem uma aceleração da gravidade de apenas 1,37 m/s2, o peso desta pessoa seria de 95,9 N.

Em Marte a aceleração da gravidade é de 3,73 m/s2, esta pessoa pesa 70 kg. pesaria 261,1 N, o mesmo que pesaria uma pessoa de 26,64 kg. aqui na terra. Isto é quase o mesmo que aconteceria em Mercúrio, que tem uma aceleração da gravidade de 3,7 m/s2.

Se formos para planetas mais massivos como Júpiter, que tem uma aceleração gravitacional de 25,93 m/s2, um humano de 70 kg pesaria 1.815,1 kg, isto pesaria um objeto de 185,21 kg. aqui na terra.

Finalmente, se por algum motivo pudéssemos viajar até o Sol, que tem uma aceleração da gravidade de 274,1 m/s2, uma pessoa de 70 kg o faria. Pesaria 19.187 N. Isso é o que pesariam quase duas toneladas aqui na Terra.

Artigo de: Ángel Zamora Ramírez. Licenciado em Física. Cursando Mestrado em Engenharia e Física Biomédica.

Referencia autoral (APA): Zamora Ramírez, A.. (Março 2024). Conceito de Peso (em Física). Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/peso-fisica/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre