É chamada de partícula a qualquer parte ou corpo muito pequeno de algo. Entre os exemplos de partículas podemos encontrar os grãos minerais e as partículas subatômicas.
No caso do grão é porque toda sua estrutura está composta por pequeníssimos elementos, os grãos e aqueles que são quase imperceptíveis para o olho humano. O tamanho do grão ou partícula pode variar de tão pequeno como os nanômetros até vários milímetros, mas nunca superior a esta média. As praias dão um bom exemplo sobre isto, pois elas estão compostas por milhares de partículas (grão) soltas, embora à distância e em uma visão global dão essa sensação compacta. Quando nos aproximamos e tocamos nelas podemos comprovar esta questão.
Além disso, o termo partícula apresenta uma aplicação absolutamente diferente das mencionadas acima, pois na área da gramática é comum a utilização desta palavra para referir-se às partes invariáveis de uma oração ou as que servem para explicar as relações que se encontram em diferentes frases ou no elemento usado para a formação de certos vocábulos, como o termo subdivisão, onde neste caso, o sub será uma partícula.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2014). Conceito de Partícula. Em https://conceitos.com/particula/. São Paulo, Brasil.