Conceito » Ciência » Tesserato

Tesserato - Conceito, o que é, Significado

É uma figura geométrica peculiar da qual é possível ter uma ideia do que poderia ser a quarta dimensão, portanto é necessário desarmá-lo para poder ser compreendido.

As dimensões que conhecemos estão baseadas em três dados básicos: largura, altura e profundidade. Em um nível primário, um simples ponto constitui a dimensão 0, pois é algo que não se move em nenhuma direção e também não tem um tamanho.

Se adicionarmos uma direção ao ponto e formarmos uma linha, já obteremos algo na dimensão 1.

Se adicionarmos uma nova direção espacial perpendicular à linha, obteremos uma imagem em duas dimensões (neste nível já é possível formar figuras geométricas planas).

Se novamente incorporarmos outra direção espacial que seja perpendicular às duas anteriores, conseguiremos formar algo em três dimensões, por exemplo, um cubo.

Finalmente, se adicionarmos uma quarta direção perpendicular às três realidades descritas, podemos criar algo novo, como um cubo de quatro dimensões. Este cubo é precisamente o tesserato, também conhecido como hipercubo.

Um cubo é uma figura com três dimensões: largura, altura e profundidade. Quando pensamos em um hipercubo devemos incorporar uma quarta direção, da qual produz uma estrutura em quatro dimensões

Em outras palavras, os espaços cúbicos do hipercubo são totalmente iguais e possuem tamanhos idênticos. De uma perspectiva visual, esta figura é apresentada como se fosse um cubo cercado por várias pirâmides.

Embora a tesserato não mude de forma, podemos vê-lo de maneira diferente, segundo nosso ponto de vista como observadores.

O tesserato tem as seguintes características: uma figura de 16 vértices, 32 arestas, 24 quadrados e 8 cubos. É algo que não existe na realidade, mas na mente humana é capaz de conceber esta imagem. Assim, um hipercubo ou tesserato é uma figura geométrica formada por dois cubos tridimensionais deslocados em um quarto eixo dimensional.

Graças a esta figura, temos uma explicação geométrica aproximada do que poderia representar uma quarta dimensão.

O hipercubo no universo Marvel

Nas histórias em quadrinhos aparecem personagens como o Capitão América e o Thor. Nestas histórias, a palavra tesserato é mencionada e faz referência a um cubo cósmico. Esta figura vive em um mundo imaginário conhecido como Asgard, que na verdade se refere ao lugar habitado por Odin, o deus da mitologia nórdica.

Nos quadrinhos de Marvel, pode ser observado como uma joia do infinito em forma de um cubo e com um poder que não pode ser comparado a nenhum outro.

Em outras palavras, nesta joia são armazenados os mistérios do universo e aqueles que a possuem pode governar o conjunto de galáxias.

Embora os quadrinhos sejam histórias de ficção, alguns interpretam que as referências ao tesserato têm a ver com certos mistérios do universo: formas superiores de consciência, os enigmas da inteligência coletiva ou os estranhos poderes ocultos.

Imagem: Fotolia. Claudio Divizia

Relacionados:

  1. Quarta Dimensão
  2. Quinta Dimensão
  3. Terceira, Quarta e Quinta Dimensão Espiritual
  4. Linha Curva
  5. Geometria Espacial
  6. Figuras Geométricas
  7. Distância Percorrida e Deslocamento
  8. Metatron
  9. Tetraedro
  10. Isometria