Conceito » Ciência » Quarta Dimensão

Quarta Dimensão - Conceito, o que é, Significado

Tudo o que envolve a realidade têm largura, altura e espessura, assim como formam três estruturas ou dimensões. Alguns físicos consideram que há mais de três dimensões, provavelmente quatro ou mais.

Nosso cérebro não foi projetado para entender como perceberíamos algo que tivesse mais de três dimensões.

A dimensão mais primária seria um simples ponto no espaço. Quando este ponto se repete de maneira constante, cria-se uma linha, da qual constitui a primeira dimensão. A linha repetida muitas vezes se torna um plano, ou seja, algo em duas dimensões.

Com uma figura plana combinada e multiplicada é possível criar algo em três dimensões, por exemplo, um cubo

O que aconteceria se colocássemos algo em três dimensões sobre si mesmo e de forma multiplicada? A resposta para esta pergunta seria a quarta dimensão. Para os físicos teóricos se trata de um mundo novo, provavelmente formado por universos múltiplos ou então paralelos.

Uma realidade que vai além do que conhecemos

Os círculos, quadrados e triângulos são figuras planas que têm duas dimensões: comprimento e largura. Em um hipotético mundo plano, poderíamos lidar com ideias de esquerda ou direita, para frente ou para trás, mas não poderíamos entender a diferença entre para cima e para baixo.

Quando incorporamos a ideia de altura ao mundo plano, obtemos as figuras geométricas tridimensionais. Pode-se afirmar que nossa mente se encontra presa ao espaço tridimensional.

No entanto, é possível imaginar uma estrutura da realidade que supera as três dimensões já existentes.

Trata-se de algo que vai além da experiência sensível e que ainda não foi descoberto nem demonstrado de maneira conclusiva.

A física teórica analisa a hipótese de uma quarta dimensão, mas não é viável concretizar em que consiste.

As teorias de Einstein tentaram trazer alguma luz

O cientista Albert Einstein afirmou que a ideia de tempo constitui a quarta dimensão. Assim, os deslocamentos que conhecemos vão de cima para baixo, da direita para a esquerda ou de frente para trás.

Para Einstein o tempo proporciona uma dimensão adicional. Na teoria da relatividade especial, afirma-se que a realidade tridimensional está associada à noção de tempo. Isto significa que espaço e tempo não são magnitudes absolutas, mas que na verdade dependem da posição de um observador hipotético.

Imagem: Fotolia. Agsandrew

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: