Conceito » Política » New Deal

New Deal - Conceito, o que é, Significado

Em outubro de 1929, houve um acontecimento inesperado que trouxe consequências para o conjunto da economia mundial, o colapso da Bolsa de Valores de Nova York, também conhecido como Crack de 29 (o colapso do sistema ocorreu numa quinta-feira e a partir daí recebeu o nome The Black Thursday “A Quinta-feira Negra”). Em pouco tempo, a economia norte-americana começou a fraquejar e em 1932 foi eleito o presidente Franklin Delano Roosevelt, um presidente democrata que ocupou a Casa Branca depois de um período republicano de doze anos.

A denominação New Deal provém da apresentação da Rooselvet na convenção democrata de julho de 1932 ocorrida em Chicago. Seu discurso como candidato à presidência tinha um título sugestivo: "A New Deal", em português "um novo trato".

As propostas de Roosevelt pretendiam restaurar a confiança da nação e impulsionar a economia

O New Deal consistiu, em primeiro lugar, na correção do sistema financeiro. Desta maneira, foram adotadas medidas para regular as operações bancárias, os investimentos e a concessão de créditos. Para atingir este objetivo, os banqueiros foram obrigados a garantir os depósitos bancários e, por outro lado, foram elaboradas leis para que os banqueiros agissem sob a supervisão do governo, assim se estabeleceu uma comissão para regulamentar o mercado de valores.

Tudo isso tinha um objetivo primordial: evitar a especulação que havia provocado o Crack de 29. Em poucas palavras, pode-se dizer que Roosevelt limpou Wall Street.

Para ganhar a confiança dos cidadãos Rooselvelt se apoiou no rádio

Em suas mensagens, detalhava as medidas do New Deal e a população foi forçada a ter uma atitude ativa em relação às reformas financeiras.

Suas palavras surtiram efeito, já que após seu primeiro discurso radiofônico houve um notável aumento de lucro para os bancos (pela primeira vez desde o Crack de 29, os bancos tinham fundos suficientes).

Uma das primeiras decisões adotadas foi a legalização do consumo de álcool. Com esta medida colocava fim à proibição estabelecida durante a lei seca. A legalização agia também contra as máfias.

A dimensão social

Para controlar os preços dos produtos agrícolas de primeira necessidade foi aprovada a lei das três A (Agricultural Adjustement Act ou Lei de Ajuste Agrícola em português). De maneira complementar, os agricultores receberam facilidades para ter acesso aos empréstimos bancários.

Com o fim de apoiar os jovens desenraizados foi organizado um plano de conservação da natureza (CCC, Civilian Conservative Corps).

Os proprietários das casas receberam facilidades para que pudessem solicitar empréstimos bancários (com esta lei o setor de construção também foi impulsionado).

Os cidadãos tiveram um papel importante

Nem todas as medidas tinham caráter legislativo, na verdade, a sociedade civil se ativou de maneira ativa. Assim, para combater o desespero das pessoas desempregadas, em algumas cidades, foram formados Conselhos de Desempregados que forneciam alimentos e roupas (estas organizações tinham uma inspiração socialista e também organizavam ações cidadãs para impedir os despejos).

Imagem Fotolia: JDW

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: